Qualidade de Vida

15/01/2016 03:00 - Atualizado em 26/11/2016 03:13

Além da selfie: Seja um fotógrafo de verdade

Profissionais precisam fazer cursos e utilizar equipamentos específicos.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Estamos em 2016 e a profissão de fotógrafo ainda não foi regulamentada no território nacional. Porém, para atuar no mercado, é necessário o conhecimento técnico da arte de lidar com a luz e o contraste, o que vai muito além das selfies.

O uso dos dispositivos móveis difunde diariamente a fotografia. As redes sociais são tão atrativas também por conta das imagens postadas pelos usuários. O que se vê é uma vasta reprodução de ótimos trabalhos amadores. No meio de tantas publicações, aparecem os que sonham em transformar o hobby em profissão. Outros descobrem que gostam de clicar e decidem investir na empreitada.

fotografo e amigos

Dicas para ser um fotógrafo

Para começar, pesquise na internet sobre cursos existentes na área da fotografia. Existem modalidades à distância. Se você realmente quer apostar nessa ideia, faça uma reserva para custear seus estudos.

Não saia comprando equipamentos caros sem antes ter um mínimo de conhecimento. As aulas para iniciantes geralmente podem ser feitas sem câmeras. Os conceitos básicos você pode aprender manuseando até mesmo seu celular. Além disso, os professores costumam ter máquinas à disposição para os alunos.

É muito provável que o passo seguinte seja adquirir uma câmera, um cartão e uma bolsa para guardar e transportar os itens. Depois, surge a necessidade do flash, das lentes e do tripé.

Conforme você for estudando, fazendo mais cursos, tirando fotos e experimentando, encontrará as áreas que mais agradam ao fotógrafo que existe dentro de você. E aí precisará de equipamentos mais específicos, pois serão suas ferramentas de trabalho.

Veja algumas das áreas de atuação para quem quer se tornar fotógrafo profissional:

- Moda e decoração

- Estúdio

- Fotografia publicitária

- Retratos e eventos

- Fotojornalismo - as empresas costumam exigir formação no Ensino Superior com habilitação em Jornalismo.

Saiba Mais
Eternize as lembranças: 5 dicas para tirar fotos da criançada
Confira 6 dicas para tirar fotos nas viagens de férias
Fotos de gestantes: Veja dicas para gostar do resultado

Tecnologia ajuda fotógrafos amadores

Os softwares para tratar fotos evoluíram tanto que é aconselhável que você os estude. Matricule-se em cursos de edição de imagem. Assim, você ajustará suas produções, dando um ar cada vez mais profissional ao seu portifólio.

Enquanto esse dia não chega, veja algumas dicas para você melhorar os cliques de fotógrafo amador.

- Enquadre bem o que você quer fotografar

- Lembre-se que, quanto maior for a iluminação no ambiente onde você pretende fotografar, mais nitidez suas imagens terão

- Baixe algum aplicativo para fazer a câmera do celular disparar de maneira remota. Esse recurso ajuda muito em fotos noturnas com longa exposição

- Em ambientes com pouca luz, será necessário um tripé ou alguma base firme para aumentar a nitidez da imagem

- Para produzir fotos nítidas com assuntos em movimento, ajuste a velocidade do obturador do seu equipamento para valores altos

- Leia o manual da sua câmera e desvende todas as opções e recursos do foco, que pode ser manual ou automático

- Para capturar objetos que estejam muito próximos, às vezes é mais eficaz encontrar o foco manualmente

- Tome propriedade do seu equipamento, conhecendo-o e sabendo como extrair o melhor.

Gostou das dicas? Deixe um comentário! E aproveite para conferir as novidades de saúde e bem-estar do Vivo Mais Saudável.

TAGS
fotografia
profissão
cursos
especialização

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ