Qualidade de Vida

26/04/2015 10:22 - Atualizado em 14/11/2016 04:41

Ajude os outros e a si mesmo com o trabalho voluntário

Auxiliando as pessoas com seu trabalho, você garante qualidade de vida e mais longevidade.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Trabalhar sem receber pagamento por isso pode soar estranho a algumas pessoas, mas ajudar os outros proporciona benefícios muito além do ganho financeiro. Esse é o objetivo principal do trabalho voluntário: fazer o bem e ganhar bagagem de conhecimento para crescer como pessoa e como profissional.

O único requisito para se tornar voluntário é ter boa vontade e disposição, o famoso “amor pela camisa”. De acordo com uma pesquisa da Escola de Medicina da Universidade de Exeter, no Reino Unido, pessoas que realizam trabalho voluntário apresentam uma taxa de mortalidade 20% menor. Além disso, elas são mais satisfeitas e possuem melhor qualidade de vida.

Veja como ajudar você mesmo ao ajudar os outros.

trabalho voluntario

Por que o trabalho voluntário faz bem?

Não importa se você está ganhando para trabalhar ou não, mas sim que você esteja feliz. Quando pode explora as próprias potencialidades para fazer o bem, tudo fica ainda melhor. Um trabalho voluntário deve ter o objetivo de pôr em prática um talento para ajude todo um grupo de pessoas.

No entanto, o principal ganho talvez nem seja percebido. Segundo uma pesquisa da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, pessoas que são movidas pelo amor ao trabalho conquistam mais bem-estar e prolongam a vida em até quatro anos.

Ainda de acordo com a investigação, são necessárias apenas quatro horas de atividades voluntárias por mês para ganhar dez vezes mais saúde que uma pessoa que não se dispõe ao voluntariado.

Quem ajuda os outros por meio de seu trabalho recebe um enorme sentimento de satisfação, o que reduz o estresse e libera endorfinas, os neurotransmissores que provocam a sensação de bem-estar.

Entre outros ganhos do voluntário, está a melhora na autoestima, já que ele se sente útil e valorizado por poder contribuir e ajudar outras pessoas.

Como ser voluntário

Não existem restrições para um trabalho voluntário, apenas comprometimento com o que será feito.

Você pode começar a busca por algo que faça bem a si mesmo, questionando-se quais os seus objetivos no voluntariado. Deve ser algo que lhe dê satisfação e sentimento de realização.

Avalie suas próprias habilidades e talentos, já definindo o quanto pode comprometer do seu tempo. A partir de então, vá atrás daquilo que esteja de acordo com seus valores como pessoa e como profissional.

Segundo dados do Ibope de 2011, 67% das pessoas que prestam algum serviço voluntário também possuem emprego formal, encontrando uma brecha no tempo para ajudar os outros.

Entre os benefícios de ser um voluntário, a pessoa faz novos amigos e pode, inclusive, encontrar mais facilidade para conquistar empregos remunerados, pois as empresas valorizam essas ações. Além disso, é uma forma de desenvolver habilidades e adquirir novos conhecimentos pelo contato com outras pessoas, de áreas diferentes da sua.

Você se mantém em atividade, gastando energia em algo que trará resultados para sua saúde mental e física. O ideal é você encaixar o trabalho voluntário ao seu tempo de folga ou em finais de semana, podendo conciliar a carreira e o auxílio ao próximo.

Gostou das dicas para o seu bem-estar? Então deixe um comentário! E não esqueça que você sempre encontra novidades aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
boa vontade
ajuda
voluntariado
estresse

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ