Qualidade de Vida

23/08/2014 06:05 - Atualizado em 11/12/2016 12:58

Adotar hábitos saudáveis é fator primordial para a longevidade

Ter qualidade de vida depende da prática de hábitos saudáveis no cotidiano.

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Redação

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Para ter qualidade de vida, é necessário tomar alguns cuidados. Hábitos saudáveis, como dormir bem e se alimentar corretamente, podem aumentar a longevidade e a felicidade ao longo dessa jornada. Então que tal conhecer quais são os principais hábitos saudáveis para uma vida próspera?

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Os principais hábitos saudáveis no dia a dia


Alimente-se bem

Para viver mais e com saúde, é fundamental ter uma dieta saudável e balanceada. Ingerir alimentos muito gordurosos, com altos teores de açúcares e sódio pode causar sérias doenças como infarto, hipertensão, diabetes, derrames e até mesmo o câncer. Por isso, inclua alimentos saudáveis em sua alimentação. Consumir castanhas, avelãs e amêndoas reduz o risco de infarto em 30%. Esses alimentos são ricos em gorduras boas, como o ômega 3. Essa substância reduz as taxas de colesterol ruim e evita o entupimento das artérias.

Um dos hábitos saudáveis que também pode auxiliar o individuo a ter uma vida mais saudável é consumir o chá verde. Esse tipo de chá ajuda na memória e pode auxiliar os idosos a ter uma expectativa de vida maior. Isso acontece porque essa bebida contém teanina, uma substância capaz de combater doenças degenerativas como o Alzheimer. Outro benefício dessa substância é que ela está relacionada com a melhora na capacidade de aprendizado, concentração e sensações de prazer.

Durma bem

Ter boas noites de sono é indispensável para quem quer ter uma vida saudável. Mas com o passar da idade, a perda de sono é um problema comum entre as pessoas. Estudos realizados pela Universidade de Surrey, no Reino Unido, comprovaram que quando os idosos dormem menos que as pessoas mais jovens não prejudicam a sua saúde, pois isso é uma coisa natural da idade.

Mais convívio social

Isso também é um dos hábitos saudáveis! Idosos que mantêm vida social ativa acabam apresentando uma qualidade de vida maior e garantindo a longevidade.

Atividade física é um dos principais hábitos saudáveis

Um estudo realizado na Suécia, na Universidade de Estocolmo, revelou que um indivíduo obeso tem o dobro de chances de morrer do que uma pessoa sem o sobrepeso. Além disso, os estudos ainda mostraram que a obesidade diminui em 10% a longevidade. Isso mostra a importância de se alimentar bem e praticar exercícios físicos para manter o peso ideal, sem prejudicar a saúde.

Praticar exercícios não ajudam apenas no emagrecimento. Correr, caminhar e andar de bicicleta também trabalham os músculos do corpo, fortalecendo as articulações. Além disso, exercícios melhoram o equilíbrio, o que evita que a pessoa tenha quedas ou outros acidentes. Praticar exercícios é um dos mais fundamentais hábitos saudáveis. Os benefícios podem ir desde a melhora na saúde, quanto ao aumento da autoestima e da capacidade física e cognitiva.

O pilates, por exemplo, é uma atividade que ajuda bastante quem quer ter uma velhice saudável. Ele trabalha o equilíbrio, a flexibilidade, a força e reduz acidentes e lesões no aparelho locomotor. Desse modo, os idosos vão ficar livres de doenças como osteoporose, obesidade e diabetes.

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