Qualidade de Vida

14/09/2014 11:00 - Atualizado em 26/11/2016 10:30

Acupuntura pode ensinar como respirar corretamente e melhorar sua saúde

Descubra os segredos de como respirar corretamente com a acupuntura

POR

Redação

  • +A
  • -A

Não é possível viver sem respirar. Mas, mais do que um sintoma vital, a respiração pode ser utilizada em seu favor para seu benefício de outras formas. Para isso, basta que aprender como respirar corretamente. Uma das formas de aprender como respirar corretamente, é por meio de técnicas vindas da acupuntura

como-respirar-corretamente

Como respirar corretamente com a acupuntura?

A acupuntura consiste na arte de equilibrar as energias do corpo por meio da inserção de agulhas em pontos específicos da pele. A acupuntura é baseada no Taoismo, isso significa que sua técnica consiste nas energias Yin e Yang que circulam em nosso corpo. Ainda de acordo com o Taoísmo, a energia Yin é fornecida pelos alimentos enquanto a Yang vem da respiração, sendo assim combustível para que os órgãos do nosso corpo.

Essa crença faz toda a diferença na hora de saber como respirar corretamente. “Os taoistas e yogues sempre souberam o papel fundamental da respiração na manutenção da vitalidade e da jovialidade. Muitos pacientes referem ter insônia, ou apresentam distúrbios do sono, ou simplesmente sentem-se ansiosos e custam a dormir. Controlar a respiração durante o dia é uma boa maneira de evitar os roncos noturnos, por exemplo”, é o que explica o acupunturista e homeopata Luiz Carlos Arias.

O profissional explica ainda que quem ronca, por exemplo, gasta energia demais tentando respirar e não usa os benefícios de como respirar corretamente a seu favor. “É claro que problemas funcionais, como por exemplo desvio de septo nasal, respiração bucal e excesso de peso, não permitem um sono reparador e sem roncos. Nestes casos esses problemas deveriam ser corrigidos o mais brevemente possível”, salienta.

Como respirar corretamente com 1 exercício

Para que aprenda como respirar corretamente, o acupunturista indica um exercício que consiste em: inspirar em um tempo X prender a respiração por um tempo X/2 e expirar em um tempo de 2X, ou seja se você inspirar em 10 segundos, prender a respiração por 5 segundos e expirar em 20 segundos. ”Para sermos claros em um primeiro momento devemos encher a barriga e depois o peito, ao expirar primeiro o peito depois o abdômen. Note que o abdômen estufa quando da inspiração e esvazia quando da expiração. Repare que no começo esse movimento é bem difícil pois estamos acostumados a respirar fundo inflando o peito e encolhendo a barriga”, orienta Arias.

A eficácia da prática se dá visto que o exercício tem a capacidade de criar uma sensação de vazio na mente, que começa no do momento em que nos concentramos apenas na respiração. O indicado para iniciantes é que o exercício seja feito deitado, visto que no começo pode ocorrer tontura. Assim que estiver habituado faça sentado. A manutenção do oxigênio no interior das células regenera e a respiração lenta faz com que todo o CO2 seja eliminado.

Repita a prática 9 vezes antes de dormir toda a vez que você necessitar de um sono reparador. Saber como respirar corretamente também pode ajudar naqueles momentos em que durante o dia você se sente esgotado. Para isso, basta fazer essa respiração sentado e de olhos fechados dará o gás necessário para terminar o dia. Importante notar que essa respiração deve ser trabalhada inicialmente com o diafragma e posteriormente com todo o pulmão.

Curta a página Vivo Mais Saudável e comente aqui embaixo o que achou da matéria!

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ