Qualidade de Vida

11/07/2014 04:30 - Atualizado em 07/12/2016 12:03

Academia com personal trainer pode dar resultado melhor e mais rápido

Personal trainer é responsável por criar treino e moldá-lo de acordo com condições e metas do aluno.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Não consegue reunir força de vontade e dedicação para levar a sério os seus exercícios? Esse é apenas um dos vários motivos que você tem para contratar o serviço de um personal trainer.

Benefícios de contratar um personal trainer

Foto: Shutterstock

Foto: Shutterstock

Entre os motivos para ter um personal trainer, estão a maximização dos resultados e a personalização dos treinamentos:

Motivação

Uma forte razão para muitas desistências é a falta de empenho e motivação para dar andamento aos treinos. Se você tem um personal trainer, estará pagando pelo seu serviço, e ninguém quer rasgar dinheiro. 

Além disso, o educador físico também vai se encarregar de motivar o seu aluno – uma das suas qualidades é incentivar a realização das metas traçadas ao planejar as atividades. Com ele, você ainda terá a flexibilização de horários, locais e exercícios a realizar, o que dá muito mais ânimo para malhar.

Individual

Conversando com o profissional, você pode ter um treino individualizado, de acordo com as suas preferências. Tem gente, por exemplo, que gosta de malhar na academia, enquanto outros preferem o parque. Alguns querem apenas perder ou manter o peso, outros querem trabalhar especialmente um determinado grupo muscular. Há inclusive pessoas que treinam para uma determinada competição.

Cada caso exigirá uma rotina de treinamentos diferentes, e o personal trainer deve ser apto a fazer essa distinção e trabalhar de maneira adequada cada situação, além de conhecer bem a situação física da pessoa, tomando o cuidado de respeitar os seus limites.

Segurança

É comum a orientação de uma academia média não dar a devida atenção a cada aluno. Ou então a própria pessoa pensa, erroneamente, que pode aumentar a carga de determinado aparelho sem orientação adequada. Saber a hora de intensificar os exercícios depende de conhecimento técnico, que o personal trainer tem devido a sua formação.

Ele vai garantir a progressão da intensidade das atividades de maneira segura e correta, evitando, assim, que você sofra lesões ou sobrecarregue músculos e articulações. O educador físico ainda vai trabalhar na correção de possíveis erros de postura e de movimentos que você nunca se deu conta que fazia de maneira incorreta.

Resultados

Contratando um profissional qualificado, o resultado vai ser garantido, pois ele tem o conhecimento necessário para saber o que precisa ser feito para alcançá-lo. E geralmente ele virá mais rápido do que se você fizer os exercícios por conta própria.

Isso porque o educador físico pode criar um treino personalizado, de acordo com a sua condição atual e os seus objetivos na academia, além de cuidar diretamente da realização adequada de cada um dos movimentos e da progressão ideal de carga e intensidade dos exercícios.

Desvantagens de contratar um personal trainer

Um treino auxiliado por um personal trainer pode dar resultados muito melhores. Mas há diversas situações em que contratar um profissional desse tipo pode acabar não sendo a melhor ideia. Veja três casos em que você pode abdicar desse serviço:

Horários incertos

Muita gente só vai até a academia quando sobra um tempinho no fim do dia. Às vezes, até no meio da madrugada. Nesse caso, fica bem difícil esquematizar uma rotina com um personal trainer.

Custo

Invariavelmente, contar com o apoio de um profissional ao seu lado durante o treinamento é mais caro do que fazer musculação sob os olhares distantes dos instrutores da academia.

Privacidade

Se você preza demais pela sua privacidade, não deseja conversar com ninguém durante o exercício ou é apenas introvertido, talvez o personal trainer não seja o caminho.

E aí, gostou do texto? Deixe seu comentário e compartilhe sua experiência!

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ