Qualidade de Vida

10/08/2015 07:05 - Atualizado em 09/11/2016 06:03

Acabe de vez com o estresse no trabalho

Situações de tensão são normais, mas precisam ser mantidas sob controle para não prejudicar a produtividade.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Muitas vezes, a rotina de horários, prazos e relacionamento com outras pessoas acaba criando situações de estresse no trabalho. Isso é algo comum e todas as funções possuem preocupações e momentos difíceis. Porém, quando esses problemas se tornam muito intensos e frequentes, eles acabam prejudicando a produtividade e até mesmo a saúde.

Com algumas mudanças de hábitos, é possível controlar situações de estresse excessivo e evitar que esse sentimento prejudique o seu comportamento e o seu desempenho. Essa atitude também ajuda a manter a qualidade de vida, tanto no trabalho quanto nas relações pessoais.

estresse no trabalho mulher com dor de cabeca

Estresse no trabalho afeta a saúde

Segundo Rodrigo Collino, coach e partner da Sociedade Brasileira de Coaching, o estresse no trabalho é um componente natural da vida e não deve deixar de existir. “Na medida certa, é ele o responsável por levar indivíduos, equipes e empresas a atingir alta performance e superar limites”, explica.

Mas o coach adverte para que essas situações de mais tensão e pressão não ocorram de forma intensa ou muito frequente. “Nesses casos, há notadamente uma perda de criatividade, lapsos de memória e dificuldade em aprender novas habilidades e analisar ou interpretar novos cenários e situações”.

Uma das principais situações de estresse no trabalho é o relacionamento difícil com os colegas ou com chefe. Pode ser devido ao jeito de falar, de trabalhar, de resolver problemas ou até mesmo pela falta de compatibilidade, mas todos esses fatores contribuem para prejudicar o andamento do serviço.

O ambiente profissional pode se tornar insustentável, quando os desentendimentos saem do controle. O colaborador pode ser agredido moralmente pelo chefe ou pelos colegas, e também ser tratado injustamente, percebendo que o líder ou a empresa não possui critérios claros para resolver conflitos.

A falta de reconhecimento também desmotiva e acaba gerando um descontentamento com a função ou a companhia, o que faz o estresse surgir com mais facilidade. Não ter espaço para contribuir com ideias e opiniões, ou ter prazos apertados com constante pressão, também são fatores agravantes.

Quando essas situações de estresse no trabalho ocorrem de forma constante, a saúde física e mental pode ser afetada. “Abre-se um espaço perigoso para a instalação de uma menor autoestima e um senso diminuído de prazer e realização ao longo do dia”, conta Collino.

Já as complicações físicas surgem devido à presença excessiva do cortisol no organismo, hormônio liberado em situações de tensão. Isso traz problemas como queda na imunidade, deixando o indivíduo mais suscetível a doenças como gripes e resfriados, e até casos mais graves de pressão alta, gastrite, queda de cabelo e dificuldade para engravidar.

estresse no trabalho homem cansado

Como lidar com o estresse no trabalho

A dica principal do coach Rodrigo Collino para não deixar o estresse prejudicar a vida profissional e pessoal é procurar por mais momentos de prazer e relaxamento. Porém, com cuidado, pois algumas alternativas trazem prazer imediato, mas são viciantes e levam a danos físicos e mentais no longo prazo. É o caso da alimentação compulsiva, do alcoolismo e do tabagismo.

Algumas das mudanças que podem ser adotadas no dia a dia são: a prática de exercícios físicos, como caminhada ou corrida leve; uma alimentação equilibrada, com menos gordura, sódio e açúcar; e reservar um tempo para relaxar fazendo o que se gosta, como ler, meditar ou sair com os amigos e familiares.

No ambiente de trabalho, faça pequenos intervalos ao longo do expediente para tomar água e conversar sobre outros assuntos. Quando ocorrer uma situação estressante, Collino indica se desconectar da sensação de pressão, adotando uma postura de não julgar nem reagir naquele momento. Tome um tempo para entender e pensar, até concluir qual será a próxima ação.

Qual a maneira mais eficaz de combater o estresse? Deixe seu comentário! O Vivo Mais Saudável quer saber a sua opinião.

TAGS
produtividade
saúde emocional
clima organizacional
pressão no trabalho

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ