Qualidade de Vida

25/11/2014 03:34 - Atualizado em 07/12/2016 09:14

6 dicas para você ter mais qualidade de vida no trabalho

Alcançar uma maior qualidade de vida no trabalho depende de uma série de fatores.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Não há como negar: a qualidade de vida no trabalho está diretamente relacionada à produtividade do empregado. Por esse motivo, cada vez mais empresas - em especial as de grande porte - têm procurado compreender as necessidades específicas de cada colaborador.

Um funcionário que se sente valorizado e considera suas tarefas importantes será muito mais feliz e produtivo ao exercer suas funções do que aquele que está desmotivado. No entanto, nem tudo cabe à empresa: é possível traballhar individualmente para melhorar a satisfação com o emprego. Considere então as dicas apresentadas a seguir.

qualidade-de-vida-no-trabalho

Melhore a qualidade de vida no trabalho em 6 dicas

1. Trabalhe com aquilo que você gosta

Talvez essa seja, entre todas, a dica mais comum. Existe um ditado, frequentemente atribuído ao filosófo chinês Confúcio, que sentencia: “Escolha um trabalho de que goste e não terá de trabalhar um dia sequer em sua vida”. Compreender suas habilidades e preferências é o primeiro passo para descobrir um emprego que lhe dê prazer.

2. Exija respeito

O profissional respeitado pelos seus superiores e inferiores, sendo tratado de maneira justa e igualitária, terá mais satisfação com o próprio trabalho. Condições injustas e desmoralizantes, além de minar o ambiente, prejudicam a produtividade.

3. Busque valorização

A valorização no trabalho pode se dar de diversas maneiras, mas, na maior parte das vezes, os prêmios e benefícios são de ordem financeira. Buscar a valorização adequada ao seu trabalho, de modo que suas atribuições sejam equivalentes ao salário, é fundamental para a satisfação profissional.

4. Foque em melhorar sempre

Para melhorar a qualidade de vida no trabalho, procure manter-se focado e busque melhorar de forma contínua. Alcançar objetivos e cumprir metas contribui para melhorar a satisfação pessoal com o próprio desempenho, aumentando a autoestima. Desafie-se.

5. Cultive relacionamentos de confiança

Manter um bom relacionamento e mesmo amizade com seus colegas é um fator importante para que a qualidade de vida no trabalho seja alcançada. Evite discussões pessoais, mantenha relacionamentos profissionais e de confiança. Também seja justo: não faça inimigos e ignore pessoas de índole duvidosa.

6. Compreenda a importância do seu trabalho

Perceba que sua tarefa tem relevância para a empresa, para os clientes e para o funcionamento geral do sistema como o conhecemos. Quando analisamos as funções individuais em âmbito coletivo, notamos que todos, sem exceção, contribuem de alguma maneira para a sociedade.

A importância da qualidade de vida no trabalho

Em geral, as pessoas em idade ativa passam pelo menos um terço do dia dedicadas ao trabalho. Quando consideramos que outro terço é gasto dormindo, percebemos a importância da qualidade de vida no trabalho para a nossa própria vida pessoal.

Afinal, se “o trabalho dignifica o homem”, como uma vez disse o intelectual alemão Max Webber, então a satisfação com o trabalho é capaz de potencializar esses benefícios. Se mesmo com todas essas dicas, você não alcançar a satisfação pretendida com o emprego, não hesite em fugir dos problemas e procurar algo que seja mais adequado ao seu perfil. A boa notícia é que a iniciativa cabe apenas a você.

Já sabe agora como alcançar mais qualidade de vida no trabalho? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
trabalho
motivação
carreira
bem-estar

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ