Qualidade de Vida

28/10/2015 01:39 - Atualizado em 18/10/2016 09:39

4 situações que só um estagiário entende

O estágio é a oportunidade de aprender de tudo um pouco antes de ingressar de vez no mercado.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Ser estagiário em alguma empresa é o primeiro passo para entrar no mercado de trabalho e ter mais noção da área escolhida. Porém, a rotina nem sempre é fácil.

A dor e a delícia de ser um estagiário

Confira quatro situações comuns da vida de qualquer estagiário.

estagiário enterrado nos livros

1. Trabalho X faculdade

Enfrentar a vida profissional e ainda dar conta de todos os trabalhos e provas da faculdade não é fácil. No início do estágio, pode ser ainda pior, já que a pessoa nem sempre está familiarizada com as funções e não conhece muito bem seu próprio ritmo de trabalho.

Para manter a calma, organizar a sua rotina e ter tempo para fazer tudo, anote todas as tarefas e não se distraia com as redes sociais.

estagiário com estetoscópio no ursinho de pelúcia

2. Faz-tudo

Alguns podem não admitir, mas até encontrar a sua área e se sentir confortável para exercer o trabalho, é bem provável que o estagiário seja o faz-tudo da empresa. Nessa missão, ele fica encarregado de tirar cópias, preparar o cafezinho e cumprir funções aparentemente não muito importantes.

Para evitar essas e outras enrascadas, converse com o seu chefe e explique o que você gostaria de fazer. Procure entender também o que a empresa espera de você e qual será sua real oportunidade de crescimento.

estagiário com medo de começar uma carreira

3. Desemprego

O frio da barriga causado pela formatura é agravado pelo medo de perder o emprego. Quando o curso está acabando e a palavra "efetivação" ainda não foi ouvida, tem-se o cenário perfeito para uma crise de nervos. De novo, o ideal é conversar com o chefe. O feedback, mesmo que negativo, norteará as suas próximas decisões na profissão e na vida.

estagiário levando bronca

4. Culpa de quem?

É muito comum ouvir que algum problema no trabalho foi "culpa do estagiário". Infelizmente, há colegas que não perdem a oportunidade de acabar com a reputação de alguém. A solução é dedicar-se ao serviço e, caso algo dê errado, admitir antes de qualquer pessoa. O estágio é um momento de aprendizado e, às vezes, pode ter faltado orientação correta da chefia.

Saiba Mais
Trabalho freelancer proporciona liberdade de horários
Teste vocacional aponta caminhos para a carreira
Prepare-se para um dia de trabalho com a meditação matinal

Vida após o estágio

Segundo a Lei nº 11788, a carga horária máxima para um estágio é de seis horas diárias. Esse número vale para estudantes de Ensino Médio, cursos profissionalizantes e Ensino Superior. Lembre-se: mais que trabalhar, o estagiário está na empresa para aprender.

Depois, é hora de encarar o mercado. Prepare um ótimo currículo, entre em contato com as agências de emprego da região e mantenha a esperança. Não acredite que você é único, pois não é. Outros colegas de formatura provavelmente estarão na mesma angústia por um trabalho que você.

Se necessário, não tenha vergonha de se aventurar em outras carreiras. Até encontrar o emprego dos seus sonhos, você pode arrecadar uma boa grana fazendo bicos e economizando como puder, sem ter que recorrer à família.

Conhece outra situação que só um estagiário entende? Conte para nós! E aproveite para conferir mais dicas de bem-estar aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
estágio
carreira
mercado de trabalho
emprego

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ