Psicologia Infantil

04/12/2015 10:30 - Atualizado em 06/12/2016 10:00

Veja por que montar a árvore de Natal em família

O ato simboliza a união familiar e ainda estimula a criatividade e a integração.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Esta é uma das épocas mais especiais do ano para as crianças, e por que não torná-la um pouco mais lúdica para toda a família? Em meio a lendas e tradições, os pequenos acreditam na magia do fim de ano e esperam ansiosos pelo momento de enfeitar a casa e, principalmente, montar a árvore de Natal.

Essa tradição é muito antiga e realizada por famílias do mundo inteiro. Valorize esse momento e faça a tarefa com muitas brincadeiras, criatividade, amor e interação entre a família. Isso vai tornar a comemoração ainda mais especial e marcante.

mãe e filha montando árvore de natal

Por que montar a árvore de Natal em família

A festa está diretamente ligada à família, e não fica restrita à ceia da noite de 24 de dezembro. A importância da interação familiar já começa bem antes, na montagem da árvore de Natal.

De acordo com Roberto Gwydion, terapeuta transpessoal e tarólogo, a árvore simboliza a genealogia e a união familiar. “Pra nós, brasileiros, representa a esperança e a vitalidade, a natureza e a fertilidade, projetando prosperidade e harmonia nas relações fraternas e familiares, nos relacionamentos e no plano emocional”, explica.

Montar e enfeitar a árvore de Natal em família é um hábito que não pode ser deixado de lado, pois é um momento especial principalmente para as crianças. Roberto diz que é a hora para reunir os parentes, acender uma vela, fazer uma oração em conjunto e manter um ambiente de harmonia, alegria e fraternidade.

Saiba Mais
Veja 7 motivos para passar o Natal em família
Confira 3 opções de receita de farofa de Natal sem glúten
Dicas para preparar a lista de presentes de Natal

O verde da árvore representa a esperança e a natureza, em seu eterno ciclo de nascimento, vida, morte e transformação. A cor simboliza a semente que cai no solo, germina, cresce, floresce, semeia, morre e se transforma em adubo para outras plantas e em alimento para outros seres. Assim, o Natal marca o início de um novo período, lembrando que é preciso acreditar e manter a esperança no amanhã.

Já as bolinhas penduradas representam os frutos e a esperança em todas as áreas da vida para o próximo ano. Por isso, é importante decorar a árvore com muitas bolas e muitos enfeites, pois simbolizam a fartura.

A estrela no alto da árvore representa a luz interior. Ela guia a busca pelas motivações pessoais e pelo autoconhecimento - assim como o astro que guiou os Reis Magos para encontrar o menino Jesus.

árvore de natal em detalhe

Solte a criatividade e a imaginação

A tradição de montar a árvore de Natal surgiu em 1530, na Alemanha, com Martinho Lutero. De acordo com pesquisadores das tradições cristãs, numa determinada noite, enquanto andava pela floresta, ele ficou impressionado com os pinheiros cobertos de neve. As estrelas que brilhavam no céu contribuíram para formar a imagem que Lutero reproduziu com galhos de árvore em sua casa.

Desde então, a árvore faz parte das celebrações de Natal em todo o mundo, agradando principalmente às crianças, que ficam ansiosas para enfeitar os pinheiros, qualquer que seja o material ou o tamanho.

Por isso, na hora de criar a sua, deixe as crianças ajudarem em todas as tarefas, desde abrir a árvore até escolher e pendurar os enfeites. A atividade fará com que elas se sintam responsáveis e depois orgulhosas do resultado. Além disso, cuidar para não quebrar os adornos estimula o autocontrole e a paciência, contribuindo para o amadurecimento dos pequenos.

Uma ideia que deixa a tarefa ainda mais especial e faz a árvore de Natal ficar com a cara da família é confeccionar os enfeites que serão pendurados. Seja com desenhos, dobraduras ou materiais de artesanato, o trabalho estimula a criatividade dos pequenos e é uma maneira de ensinar mais sobre os elementos da data.

Você já montou a sua árvore de Natal? Conte para nós! E aproveite para conferir outras dicas de bem-estar aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
fim de ano
festividades natalinas
decoração de natal
relações familiares

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ