Psicologia Infantil

30/09/2014 06:00 - Atualizado em 28/11/2016 10:53

Veja como seu filho pode ter boas maneiras à mesa

Ensinar as crianças a ter boas maneiras à mesa reflete até no comportamento na fase adulta.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Como se comportar, o que falar e quais são as atitudes corretas em cada ocasião são algumas das tarefas dos pais na hora de educar os filhos. Saiba agora qual é a importância de ensinar as boas maneiras à mesa e veja algumas dicas que podem ajudar nessa tarefa.

boas-maneiras-na-mesa

Os pais devem determinar regras e ensinar certas atitudes de acordo com a idade da criança. Além disso, cada uma tem o seu tempo para entender e aprender, e esse fator também deve ser respeitado.

Uma boa dica para ensinar boas maneiras à mesa é começar aos poucos, para garantir que a hora da refeição não se torne um momento tenso e chateie a criança. As cobranças a todo momento resultam em birra e em um comportamento ruim de propósito, para demonstrar frustração.

Também vale lembrar que a tarefa exige paciência, pois muitas vezes será preciso insistir até que o pequeno se acostume com as regras. Por isso converse sempre com o seu filho, explique porque aquele determinado comportamento é errado. Evite xingamentos ou brigas, converse e faça ele entender.

Pratique boas maneiras à mesa em casa

Não deixe para ensinar as boas maneiras à mesa ao seu filho apenas quando estiver em lugares públicos ou na casa de outras pessoas, como parentes e amigos. É comum alguns pais deixarem que os filhos façam as refeições de qualquer jeito em casa.

Falar enquanto mastiga a comida, comer sem sentar à mesa – caminhando pela casa ou na sala olhando TV – e fazer as refeições na hora que quiser são alguns exemplos do que acontece em casa. Tentar ensinar apenas de vez em quando não é o caminho certo.

Cuidados com boas maneiras em restaurantes

Quando você for a lugares públicos, como restaurantes e lanchonetes, é possível tomar alguns cuidados para evitar problemas durante a refeição.

- Sirva primeiro a criança, para que ela não precise esperar muito tempo.

- Mantenha ela entretida enquanto a comida não chega. Uma boa dica é levar algum brinquedo para que ela se distraia. Isso deve acontecer até os 5 ou 6 anos de idade. Depois disso é preciso aprender a esperar um pouco.

- Evite comer fora do horário em que a criança está acostumada, para que ela não fique com fome e irritada.

- Se o seu filho se comportar mal no restaurante, não xingue ou faça escândalo. Quando chegar em casa, converse sério com ele, explique por que o comportamento foi errado e que não deve se repetir.

- Opte sempre por mesas que ficam nos cantos, para evitar agitação em torno da criança.

A maneira correta de fazer as refeições deve ser ensinada desde cedo, sempre induzindo a criança a comer sozinha. Assim que ela demonstrar habilidade para segurar a colher e levar até a boca, já pode começar a comandar as suas refeições.

Ensine a forma certa de pegar a comida, a quantidade e que se deve mastigar tudo o que tem na boca primeiro para depois colocar mais. É assim, aos poucos, que você vai conseguir ensinar boas maneiras na mesa para o pequeno.

Gostou das nossas dicas de boas maneiras à mesa? Então deixe um comentário e acompanhe nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
comportamento infantil
educação
crianças
maneiras a mesa
boas maneiras
dicas de etiqueta
bons modos a mesa

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ