Psicologia Infantil

01/01/2015 10:33 - Atualizado em 30/11/2016 07:46

Veja 5 jogos para crianças que mais estimulam os pequenos

Os jogos para crianças divertem e desenvolvem as suas habilidades motoras, cognitivas e sociais.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Mais do que uma simples brincadeira, os jogos para crianças têm também a função de despertar o raciocínio, estimular a criatividade, ajudar na concentração e até ensinar de maneira lúdica a respeitar regras e conhecer limites. Conheça a seguir os melhores jogos para crianças e ajude o seu pequeno a aprender enquanto se diverte.

jogos para criancas

Jogos para crianças com peças para manusear

Xadrez

Por ser um jogo de estratégia, o xadrez requer muita concentração e foco. Por esse motivo, é um grande aliado quando se trata de estimular o raciocínio lógico, a memória e a criatividade. O jogo é indicado para crianças a partir dos quatro anos e, como em tudo na vida, quando mais cedo os pequenos se familiarizarem com ele, mais cedo terão seus benefícios.

Além disso, o xadrez ensina a criança a tomar iniciativa de maneira organizada e rápida. O movimento inesperado do jogador oponente ajuda o pequeno a adaptar-se a inúmeras situações e saber como e quando agir para chegar a seu objetivo.

Puzzle (Quebra-Cabeças)

Os quebra-cabeças são um dos jogos preferidos pelos educadores. Isso porque as pecinhas que se encaixam estimulam o raciocínio lógico e auxiliam no processo de aprendizado de letras, números e percepção de tamanhos e formas. A coordenação motora é uma das principais beneficiadas e, quando montado com outras pessoas, o jogo estimula a interação social dos pequenos.

jogos para criancas

Jogos para crianças: Opções eletrônicas

Videogames

Os videogames, desde que escolhidos de acordo com a faixa etária, podem ser um dos melhores jogos para crianças. Eles estimulam o raciocínio ao mesmo tempo em que auxiliam a traçar um paralelo com a realidade. Assim, despertam a curiosidade sobre temas específicos. Para isso, é preciso escolher jogos educativos e de fácil manuseio, com movimentos simples de botão.

Ao dedicar uma pequena parte do tempo aos videogames, a criança tem uma maior probabilidade de auxiliar pessoas em dificuldades e de melhorar a atenção e foco em uma atividade. Também pode diminuir os índices de hiperatividade e aprimorar os relacionamentos interpessoais.

jogos para criancas

Sudoku

Esse jogo consiste em colocar peças de 1 a 9 em cada célula vazia de uma grade 9x9. Para isso, é necessário que o jogador crie estratégias para chegar a seu objetivo. Familiarização com os números e respeito às regras são alguns dos benefícios obtidos e faz do Sudoku um dos principais jogos para crianças.

Existem diversos tipos de Sudoku, que pode ser encontrado tanto nas formas físicas como online. Comece com um simples e, aos poucos, aumente o grau de complexidade.

jogos para criancas

jogos para criancasTetris

O jogo é relativamente recente: em 2014 completou 30 anos. Porém, ao longo dessas três décadas, conseguiu ficar na lista dos mais jogados e comprados da história.

Seu interesse estimula estudos que têm como objetivo descobrir de que maneira esse jogo pode ajudar as pessoas.

Descobriu-se que ele auxilia no alívio do estresse pós-traumático e aumenta a eficiência do cérebro. De acordo com pesquisas do Centro de Saúde da Universidade de McGill, em Montreal, no Canadá, o jogo pode auxiliar até no tratamento da Ambliopia, também conhecida como “olho preguiçoso”.

Agora é só escolher o melhor entre os jogos para crianças, para que seu filho possa descobrir e desenvolver seus potenciais.

Gostou das dicas? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
crianças
aprendizado
desenvolvimento infantil
educação

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ