Psicologia Infantil

10/10/2014 02:40 - Atualizado em 02/11/2016 09:59

Tratar comida como recompensa leva ao sobrepeso infantil

Muitos pais usam doces e fast food como recompensa pelo bom comportamento dos filhos.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Muitos pais usam a comida como recompensa pelo bom comportamento dos filhos. Nesse caso, levam as crianças a um restaurante que elas gostam, liberam o refrigerante em dia de semana ou permitem doces além do previsto para agradar aos pequenos. Só que essa atitude pode causar diversos problemas, como o sobrepeso infantil e até compulsões alimentares, sabia?

recompensa

Normalmente, os alimentos utilizados pelos pais como forma de agradar os filhos não são muito saudáveis. Carregados de calorias, eles podem levar a criança ao sobrepeso.

Assim, para garantir uma nutrição infantil equilibrada, vá a uma nutricionista e defina a dieta que mais combina com o seu filho. A dica para ter uma dieta saudável é apostar em alimentos ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes.

Se o seu filho já estiver acostumado com o uso dos alimentos como recompensa, crie formas de substituir a comida por outra atividade. Você pode, por exemplo, presenteá-lo com um livro, uma hora de videogame, alguns minutos na cama antes de ir para a escola ou até mesmo 15 minutos a mais acordado.

Problemas da alimentação como recompensa

O uso da alimentação como forma de recompensa pode desencadear problemas de saúde. Conhecida como transtorno da compulsão alimentar periódica, a doença é caracterizada por episódios de compulsão alimentar, com perda de controle e ansiedade. A compulsão alimentar normalmente atinge crianças que desde o início da infância já são mais gordinhas.

Além do transtorno, os problemas mais visíveis são o aumento de peso, cansaço e falta de vontade de brincar ou se relacionar com outras pessoas. Nesses casos, a conversa e a substituição dos alimentos por outros tipos de presentes podem ser uma forma de acalmar os pequenos.

Dessa forma, a consulta com um profissional da psicologia pode ser interessante para os pais que desejam entender os motivos pelos quais a criança sente uma necessidade de se alimentar de forma descontrolada. Na maioria dos casos, o resultado das conversas é satisfatório, e o problema pode ser controlado.

recompensa

Acabe já com o hábito da alimentação como recompensa

1 - Pense nos motivos pelos quais você dá a comida para o seu filho como recompensa. Pense se essa atitude é relacionada a algum hábito ou tradição já existente em sua família. Caso seja algum problema, converse com ele para resolver o mais rápido possível.

2 - Não demonstre para o seu filho que a comida é recompensa. Se ele tirar uma nota boa em uma prova, não escolha um chocolate ou prato especial como um presente. A dica é ir ao cinema em família, ir a uma partida de futebol ou realizar algum outro passeio que agrade ao pequeno.

3 - Se o seu filho está fazendo birra, chamando a atenção ou brigando com você, nunca ofereça nenhum tipo de comida para tentar cessar esse problema. Esse tipo de atitude instiga a criança a ser mais rebelde, já que ela sempre ganhará uma recompensa por esse mau comportamento.

E aí, curtiu nossas dicas de alimentação? Não deixe de ficar ligado na nossa página no Facebook para receber todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
alimentação infantil
psicologia
comportamento

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ