Psicologia Infantil

21/05/2015 01:19 - Atualizado em 04/12/2016 04:35

Teatro infantil estimula a criatividade e a perda da timidez

Enquanto arte lúdica, o teatro infantil pode melhorar o convívio social e o desempenho escolar.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Estimular as crianças a praticar o teatro infantil pode ser uma excelente maneira de aprimorar a criatividade, a imaginação e a autoestima dos pequenos. A arte de representar é uma atividade lúdica que contribui para que seu filho seja estimulado de diversas maneiras.

O contato com as histórias das peças, o estímulo à leitura e o conhecimento de outras culturas abrem a imaginação da criança. Conheça a seguir os benefícios do teatro infantil e veja como incentivar seu pequeno a praticar a atividade da interpretação.

teatro infantil

7 vantagens do teatro infantil

Aumento da autoestima

Ao fim das apresentações, ser aplaudido é a situação que traz o sentimento de bem-estar que envolve quem pratica o teatro. Dessa forma, isso reflete na autoestima da criança, pois ela faz parte de um trabalho que é apreciado pelas pessoas.

Melhora do desempenho escolar

Com o teatro, a criança desenvolve a capacidade de concentração e o exercício de memorização de falas que podem ajudar na hora das provas. Enquanto isso, o contato com a literatura melhora o vocabulário, a escrita e a interpretação de textos.

Ganho de autoconfiança

Se o seu filho é tímido e pouco falante, o teatro pode ajudá-lo a vencer a vergonha. No teatro infantil, eles são estimulados a se soltar.

Desenvolvimento do trabalho em grupo

Por ser uma atividade coletiva, o teatro infantil também aprimora a convivência em grupo. Seu filho é estimulado a lidar com os colegas, saber expor ideias e críticas e respeitar a opinião dos outros.

Expansão do repertório cultural

Com uma variedade de histórias e referências, o teatro convida a criança a conhecer outros mundos. O texto a aproxima da literatura, os sons estimulam o gosto pela música e os figurinos e cenários mostram o caminho da moda e arte.

Aprimoramento da coordenação motora

Alguns exercícios corporais propostos no teatro infantil estimulam a percepção dos sentidos. Eles fazem com que a criança desenvolva a coordenação motora, a percepção espacial e sua capacidade de expressão.

Aperfeiçoamento da capacidade cognitiva

O teatro é uma prática multidisciplinar que envolve literatura, artes plásticas e música. Por isso, seu filho terá o desenvolvimento de diversas habilidades relacionadas à criatividade, raciocínio, memória e empenho.

teatro infantil

Faixa etária indicada para o teatro infantil

Há um consenso de que a melhor idade para o teatro infantil seja a partir dos cinco anos. É nessa fase que a maioria das crianças está aprendendo a ler e a escrever, tem mais facilidade de entender realidades e sua capacidade de memória é grande. Com cinco anos, seu filho absorve tudo o que escuta e vê.

Entretanto, cada caso é diferente. Por isso, converse com seu filho e pergunte se ele gostaria de experimentar o teatro infantil. Tire um tempo para levá-lo ao local das aulas e converse com o professor.

Algumas escolas oferecem o teatro infantil como atividade extracurricular e existem escolas específicas de teatro. Se esse não for o seu caso, tente organizar em casa a montagem de uma peça teatral como uma opção de brincadeiras para o seu filho.

Gostou das dicas de orientação infantil? Então deixe um comentário! E não esqueça que você sempre encontra novidades aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
crianças
interpretação
criatividade
concentação

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ