Psicologia Infantil

11/10/2014 08:21 - Atualizado em 02/12/2016 10:56

Sutiã infantil: Qual o momento certo para sua filha

Valorizar a infância e respeitar as fases do crescimento das crianças é fundamental para sua formação.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Quando se fala em sutiã infantil, a discussão certamente se torna polêmica e traz diversas opiniões sobre o assunto. Alguns pais acreditam que usar o sutiã muito cedo seria prejudicial. Já outras pessoas acham bonito a menina vestir lingerie e roupas de adultos, e que isso não causa nenhum problema.

Mas o surgimento de sutiãs e biquinis com bojo chamam a atenção para algo mais delicado: a adultificação e erotização das crianças. Quando as meninas usam sapatos de salto alto, vestem roupas com expressão adulta e se comportam como moças desde muito cedo, elas podem apresentar alguns problemas sérios no seu desenvolvimento, principalmente psicológico.

sutia-infantil

Motivo para usar sutiã infantil

Muitas vezes, a vontade de usar a peça surge por parte das crianças, e o motivo desse desejo deve ser analisado com cuidado. A mãe deve questionar a filha sobre a razão pela qual ela está querendo usar um sutiã infantil. Por exemplo, se uma menina de 8 anos quer aderir ao uso sem o aparecimento das mamas, pode ser que ela esteja demonstrando o desejo de parecer mais velha e mais bonita.

Assim, o assunto deve ser tratado com cautela, pois a menina precisa entender o real significado de usar um sutiã e quando ela deverá começar a usar a peça. Estimular o uso do sutiã infantil desde muito cedo (principalmente as opções com bojo), pode causar confusão no desenvolvimento psicológico da criança, achando que já está na hora de deixar as coisas infantis de lado e começar a agir como uma adulta.

Riscos do sutiã infantil

E qual é a idade ideal pra começar a usar sutiã? Muitas mães se perguntam isso e o certo é que ele só seja usado quando realmente for preciso. A peça tem como principal função melhorar o suporte dos seios e impedir que eles apareçam através da roupa.

Com isso, o seu uso se faz necessário apenas quando a menina já apresenta o crescimento da mamas, o que geralmente acontece depois da primeira menstruação, entre os 9 e 13 anos de idade.

Usar o sutiã infantil não causa nenhuma alteração no desenvolvimento do corpo da criança. Desde que seja escolhido o tamanho correto, ele pode ser usado sem prejudicar a formação da mama. Mas os problemas não estão no desenvolvimento físico, e sim psicológico.

Os conflitos da adolescência podem acabar se antecipando. Se a menina insistir e quiser usar a peça mesmo sem a necessidade da sua real função, o ideal é que seja buscada uma adequação a sua faixa etária. Se ainda não existe a formação dos seios, não tem a necessidade de optar por um sutiã com bojo, por exemplo. 

São indicados os modelos de sutiã infantil com tecidos naturais para que haja ventilação, prevenindo micoses de pele e facilitando a higienização, algo que deve ser ensinado pela mãe.

Responsabilidade dos pais

É importante que a inocência e a infância das crianças sejam preservadas. E isso é uma responsabilidade dos pais, pois eles possuem grande influência nas decisões e no comportamento dos filhos. É preciso valorizar e respeitar o tempo de cada fase do crescimento, não apressando os momentos e aproveitando cada um deles da forma correta.

Gostou das dicas? Então deixe um comentário! E não esqueça de acompanhar nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
sutiã
criança
puberdade
desenvolvimento infantil

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ