Psicologia Infantil

22/09/2014 08:04 - Atualizado em 25/11/2016 02:46

Saiba como evitar birra de criança e prevenir excessos dos filhos

Aprenda como evitar birra de criança para melhorar o comportamento infantil.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Domingo. Restaurante lotado. Ao seu lado, casais e famílias se divertem juntos. De uma hora para outra, seu filho começa a chorar. Depois, grita, esperneia e bate na mesa. O gerente olha com desagrado, as pessoas começam a murmurar a seu respeito e o clima de constrangimento está formado. Muito mais comuns do que se imagina, as birras infantis podem ser um problema, principalmente porque muitos pais são surpreendidos pela manifestação do filho e não sabem como evitar a birra de criança.

Isso acaba gerando desconforto e até mesmo constrangimento, como nos casos que acontecem em lugares públicos. Por isso, é importante desenvolver algumas técnicas e entender que a situação não deve ser resolvida com gritos ou puxões de orelha, mas sim com firmeza e autoridade. Conheça um pouco mais sobre o assunto e saiba como evitar birra de criança, garantindo assim uma relação tranquila e saudável entre pais e filhos.

como evitar birra de criança

Entenda como evitar birra de criança 

Para saber como evitar birra de criança, é preciso definir regras e criar uma rotina. Respeitar os horários para comer, dormir e brincar é importante, pois assim você estabelece uma disciplina para o seu filho. Muitas vezes, as birras acontecem justamente quando esses momentos não são respeitados, o que pode levar a criança a ficar com sono ou fome, por exemplo.

Evitar permanecer muito tempo com os filhos em lugares agitados ou que não sejam do interesse deles também é uma forma de prevenir que a criança fique entediada e faça birra para demonstrar sua frustração. 

Além disso, conversar com o pequeno e esclarecer por que ele não deve agir de determinada maneira é fundamental. Faça-o entender de forma simples e, se for necessário, utilize métodos como o castigo, deixando claro o motivo da punição.

Por que as crianças fazem birra

Vários fatores interferem no comportamento das crianças, começando pela maneira como são educadas. Na hora de dar educação aos pequenos, vários aspectos influenciam: as experiências que os pais tiveram na infância, o exemplo das atitudes dos seus próprios pais, a rotina da família e a relação do casal. Não existe, portanto, uma fórmula ideal ou definitiva para educar as crianças, pois cada uma é influenciada pelas suas vivências e contatos, respondendo de forma diferente às situações cotidianas. Entender e conhecer a personalidade do filho pode ser fundamental nesses casos.

Imposição de limites desde cedo

Aprender como evitar birra de criança não é uma tarefa fácil. Justamente por isso, o processo deve começar quando os filhos ainda são bem pequenos. Um erro comum é acreditar que a criança ainda é muito nova e não tem capacidade para entender quando pode pedir alguma coisa e quando não deve insistir. É preciso saber que as crianças já conseguem perceber isso desde bebês, apenas pela variação do tom de voz dos pais. Eis a importância de impor limites para os pequenos quando eles ainda são bem novos.

A importância de saber como evitar birra de criança

O comportamento dos filhos na infância vai refletir na fase adulta. Quando a criança ganha tudo o que deseja e sempre consegue convencer os pais a agirem da sua maneira, acaba tornando-se mimada e corre o risco de não saber lidar com possíveis situações negativas no futuro. Receber um “não” também pode vir a ser um problema posteriorimente.

Conseguir lidar com um filho mimado na adolescência, por exemplo, é uma tarefa muito mais difícil. Além disso, uma criança sem limites tem muitas chances de se tornar um adulto com problemas de relacionamento. Quando o pequeno tem dificuldades em brincar com as outras crianças e dividir os brinquedos, por exemplo, aumentam as chances de enfrentar problemas para trabalhar em equipe quando crescer.

E aí, gostou das nossas dicas? Então curta a nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
birra
comportamento infantil
crianças
educação

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ