Psicologia Infantil

17/08/2014 02:50 - Atualizado em 08/12/2016 01:36

Papel dos pais na educação é tão importante quanto o da escola

Formação das crianças depende muito do papel dos pais na educação.

POR

Redação

  • +A
  • -A

É comum ver algumas famílias deixando toda a responsabilidade de educar os filhos para a escola, esquecendo do papel dos pais na educação. É preciso ter claro que o processo educativo de uma pessoa é definido pelo seu desenvolvimento intelectual, físico e moral, proporcionando assim a socialização e a adaptação com os outros indivíduos.

papel-dos-pais-na-educacao

A formação escolar procura ensinar a criança sobre diversos assuntos, estabelecendo o seu papel na formação científica e cultural. Já o papel dos pais na educação é o de orientar e informar o que é certo e o que é errado, desenvolvendo o comportamento, os conhecimentos e os valores das crianças. A partir do nascimento dos filhos, o comportamento dos pais passa a influenciar na forma como as crianças vão se relacionar com o mundo e com as outras pessoas.

Incentivar o estudo é papel dos pais na educação

Além de ensinar os princípios de tudo em casa, os pais devem estimular a aprendizagem dos filhos na escola também. É comprovado que dessa forma as crianças aprendem com mais facilidade e mostram um desempenho ainda melhor. A família deve participar das atividades escolares tanto na escola quanto em casa, ajudando nos deveres e trabalhos.

Outro ponto importante do papel dos pais na educação é saber controlar os filhos. Não impor nenhum tipo de limite nas crianças durante a sua criação e desenvolvimento acaba refletindo diretamente na sua formação educacional. Elas não lidam muito bem com situações de grupo e não sabem dividir ou conviver com outras crianças. Também demonstram dificuldade para seguir regras, respeitar os professores e as normas da escola.

Quando os pais não se mostram presentes na educação e depois na vivência dos filhos na escola, isso pode causar transtornos ainda mais graves no desenvolvimento da criança. É muito importante que a família participe de todas as fases da vida do jovem, orientando as suas atitudes e identificando qualquer situação fora do comum.

Exemplo em casa também é papel dos pais na educação

Já o papel da escola na educação das crianças é o de alfabetizar, ensinar e preparar para as próximas fases da vida. O bom desenvolvimento escolar dos jovens depende dos aprendizados que eles têm na escola, mas depende principalmente da educação que eles recebem em casa. Mas a facilidade ou a dificuldade que uma criança tem para se alfabetizar está relacionada de forma direta ao exemplo dos pais e ao ambiente familiar. Não faz sentido um pai esperar que seu filho tenha interesse pela leitura se ele mesmo não tiver.

Identificar o que motiva e o que desmotiva o seu filho também é importante. Para que o papel dos pais na educação seja efetivo, é preciso impor regras e tarefas a serem feitas em casa também. Definir uma rotina organizada a fim de disciplinar as crianças é fundamental. Os pais devem estabelecer horários para as refeições, para acordar e para dormir. Dessa forma elas podem desenvolver habilidades, autonomia e a capacidade de lidar com regras e cobranças.

Portanto, o papel dos pais na educação persiste em muita dedicação e incentivo ao aprendizado dos filhos, procurando sempre estar presentes em todas as experiências das crianças.

TAGS
educação
papel dos pais na educação

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ