Psicologia Infantil

14/10/2015 09:00 - Atualizado em 25/11/2016 09:37

Monte um quarto montessoriano para estimular o seu filho

O Método Montessori busca desenvolver a criatividade desde cedo.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Uma educação que se desenvolva com base na evolução que a criança apresenta, e não o contrário. Essa é uma das principais práticas defendidas pelo Método Montessori. E tudo começa ainda no ambiente de casa, com a criação do chamado quarto montessoriano.

O objetivo é oferecer liberdade de desenvolvimento desde os primeiros anos, ao mesmo tempo em que são traçados perfis gerais de comportamento e possibilidades de aprendizagem, que variam de uma faixa etária para outra.

menina num quarto montessoriano

Quarto montessoriano deve oferecer liberdade

Criado pela pedagoga Maria Montessori, o método que leva o seu sobrenome é uma alternativa à educação tradicional que reúne teorias, práticas e materiais didáticos. Em vez de ensinar à criança que ela precisa decorar conteúdo para passar numa prova, o despertar da criatividade fica em primeiro plano.

Para que essa seja uma possibilidade, até mesmo o quarto é pensado em detalhes. Conforme explica a psicopedagoga Sonia Maria Braga, especialista em Montessori e diretora pedagógica da Meimei Escola Montessoriana, no Rio de Janeiro, o espaço deve oferece a oportunidade de a criança se sentir segura, mas com total liberdade para se movimentar.

Ao alcance dos seus olhos e mãos, ela deve encontrar tudo o que precisar para atender às suas necessidades. A cama rasteira ao chão, por exemplo, é um detalhe fundamental do quarto montessoriano, porque dá autonomia e estimula a independência em relação aos pais.

“Todo o mobiliário deve ser adequado ao seu estágio de desenvolvimento físico: mesa, cadeira, estante onde haja alguns brinquedos, livros de história interessantes. Nada em demasia”, pondera Sonia.

Saiba Mais
Educação bilíngue pode ser um diferencial para seu filho
Brincadeiras também são atividades para educação infantil
Hiperatividade infantil prejudica o desempenho escolar

Como funciona o sistema de educação montessoriano

O trabalho de Maria Montessori começou em 1907, em Roma. Inicialmente desenvolvida para atender crianças de baixa renda, Sonia explica que a experiência da pedagoga logo se expandiu e passou a ser aplicada a outras classes sociais.

Desde o início, o sistema de educação busca oferecer ensinamentos que atendam a cada fase específica do desenvolvimento humano, com base na crença de que a curiosidade deve ser sempre alimentada. Ao mesmo tempo em que a independência é incentivada, também surge o sentimento de cumplicidade.

“Tendo vivenciado por 13 anos a escola tradicional, constatei rapidamente as diferenças. Os alunos da escola tradicional, até hoje, são totalmente dependentes de seus professores, estudam apenas para fazer provas e obter resultados para promoção”, constata Sonia, há 38 anos dirigindo uma escola Montessori.

O que você achou do artigo? Pretende montar um quarto montessoriano para seu filho? Deixe seu comentário! E aproveite para conferir mais dicas de orientação infantil aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
autonomia
criatividade
desenvolvimento
Montessori

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ