Psicologia Infantil

11/10/2014 10:28 - Atualizado em 09/12/2016 10:38

Mau humor constante do adolescente pode mascarar tipo de depressão

Diálogo aberto é importante para entender mau humor constante do adolescente.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Parece que seu filho adolescente tem mau humor constante? Calma, isso é mais comum do que você imagina.

A adolescência é um período de transição. Além de alterações psicológicas e fisiológicas, o jovem também passa por uma grande oscilação nos níveis de hormônios, o que reflete em seu comportamento. Assim, essas mudanças naturais, muitas vezes, explicam o mau humor constante.

Mas isso não quer dizer que os pais devem aceitar qualquer comportamento do adolescente sem questioná-lo. É importante manter um diálogo aberto e observar os sinais para entender se não há outros motivos para a irritabilidade do jovem.

mau-humor-constante

Como evitar que o comportamento se agrave

O mau humor na adolescência é inevitável. Essa é uma fase de desenvolvimento humano, e todas as mudanças que ocorrem no período fazem com que os jovens tenham alterações no comportamento. Como surgem também muitas dúvidas e dificuldades para lidar com a transição da infância para a fase adulta, o acompanhamento dos pais é essencial.

O ideal é que haja sempre diálogo e respeito na família. Quando o adolescente tiver atitudes inadequadas, como responder de forma ríspida ou até mesmo agressiva, é preciso chamar a sua atenção. Os pais não devem aceitar tudo pensando que essa é uma fase e que logo vai passar.

Mesmo na adolescência, eles devem continuar educando e impondo limites, para que o mau humor constante não traga problemas mais sérios e até reflita na fase adulta.

Mau humor constante e sinais da depressão no adolescente

Apesar da irritabilidade ser um traço relativamente comum entre adolescentes, é preciso ficar atento ao quadro. Quando o jovem apresenta mau humor constante e sem razão aparente, é preciso analisar mais a fundo o seu comportamento, pois os transtornos de humor podem ser sintomas de início da depressão.

Outros sinais podem ajudar a identificar se o caso está indo para esse caminho. São eles a baixa autoestima, baixa tolerância, excesso de melancolia, irritabilidade e alterações constantes de pensamento. A depressão é comum na adolescência, mas muitas vezes não é identificada devido à instabilidade que todos os jovens apresentam no período.

Por isso, a atenção deve ser redobrada nessa fase e, quando necessário, procurar ajuda de um psicólogo. Existem tratamentos específicos para ajudar o adolescente a encontrar uma forma de se expressar e controlar os sentimentos ruins.

O que os pais devem fazer

Se o comportamento dos filhos adolescentes é aceitável, não há com o que e preocupar. Quando o jovem apresenta mau humor, mas de forma controlada, sem desrespeitar os pais ou se isolar totalmente da família e amigos, é preciso apenas controlar suas atitudes.

E o jeito é esperar a fase da puberdade passar, sempre educando e mantendo um relacionamento próximo entre pais e filhos, sem deixar de participar da suas vidas.

É importante que os pais fiquem atentos aos sinais e, quando perceberem que a situação está saindo do controle, tomar uma atitude. Conversar com o filho abertamente sobre o que está ocasionando o seu mau humor constante é o primeiro passo.

Se ele demonstrar sintomas mais graves que podem levar à depressão, é indicado procurar por ajuda e tratamentos para que o adolescente possa entender e superar esse momento.

Gostou das nossas dicas sobre mau humor constante? Então deixe um comentário e acompanhe nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
depressão
adolescência
comportamento

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ