Psicologia Infantil

17/09/2015 07:36 - Atualizado em 29/11/2016 12:47

Leitura dinâmica: Conheça os benefícios da prática

Mais que ler rápido, a técnica também aumenta a capacidade de compreensão do que é lido.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A leitura dinâmica sempre desperta curiosidade. As técnicas para ler com mais rapidez e, ao mesmo passo, absorvendo com precisão e qualidade o que foi lido são indicadas, muitas vezes, para quem fará um concurso ou precisa estudar para uma prova final. Essas situações exigem ler muito e compreender de forma completa o conteúdo.

Porém, até mesmo no dia a dia das crianças e adolescentes - para fazer um trabalho ou ler um livro para a escola, por exemplo - a leitura dinâmica pode ajudar. Isso inclui o lazer, pois, quando se lê mais rápido e entende-se melhor o que está ali, o gosto pela leitura também aumenta.

criança praticando leitura dinâmica

Entenda o que é leitura dinâmica

Mais que simplesmente ler rápido, a leitura dinâmica trabalha também a capacidade de entendimento. Ela é constituída por uma série de métodos e exercícios elaborados especificamente para treinar o cérebro a ler da forma mais rápida possível e também compreender ainda melhor o conteúdo do texto.

Quando uma pessoa lê devagar, pode acabar até mesmo prejudicando a compreensão do texto. Isso ocorre porque, ao realizar uma atividade de forma mais lenta, o cérebro tende a não se concentrar tanto nela, "desligando-se" por alguns instantes.

Quando volta a se concentrar, é necessário um pequeno período para que o cérebro possa ser “religado” e comece a desempenhar aquela atividade de forma satisfatória novamente.

São essas pequenas pausas que tiram o foco da atividade que está sendo realizada. Já aconteceu de você estar lendo e, de repente, se dar conta de que não lembrava do último parágrafo ou até mesmo da página que acabou de ler? Isso não só aumenta o tempo que se leva para realizar uma atividade, mas também diminui a qualidade do trabalho feito.

Quando se fala em leitura dinâmica, o fator principal a ser levado em consideração é a concentração. Por meio dos exercícios e técnicas, é possível treinar o cérebro e aumentar o foco, reduzindo o tempo gasto para se ler qualquer texto e, simultaneamente, aumentando a retenção das informações.

Saiba Mais
Combata o transtorno de aprendizagem do seu filho
Veja como estudar sem distrações e garanta os melhores resultados
Concentração: Saiba por que é tão difícil manter o foco

Como ler de forma mais rápida

Ao ler, os olhos não se movem ininterruptamente ao longo de uma linha, mas param por breves instantes, fixando-se em um determinado símbolo e, em seguida, saltando para o próximo símbolo no qual irão se fixar.

Para aumentar a velocidade da leitura, é preciso aumentar a capacidade de abrangência desse ponto de fixação, diminuindo os movimentos que os olhos fazem de um ponto para o outro.

O primeiro passo para conseguir isso é treinar para deixar de ser um leitor silábico e se tornar um leitor espacial. Ou seja, ser capaz de, a cada ponto de fixação, ler palavras e grupos de palavras, ao invés de ler somente sílabas. Desse modo, é possível ler cada vez mais palavras em um espaço menor de tempo.

Existem técnicas específicas para isso, que ajudam a treinar a visão e o modo de ler. Para quem quer se tornar um expert, há cursos com profissionais especializados na leitura dinâmica, que ensinam, passo a passo, como aumentar gradativamente a concentração, a velocidade da leitura e a compreensão do conteúdo.

Você acha que a leitura dinâmica ajudaria na aprendizagem do seu filho? Conte para nós! E aproveite para conferir mais dicas de orientação infantil aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
aprendizagem
estudos
linguagem
concentração

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ