Psicologia Infantil

24/12/2014 09:48 - Atualizado em 02/12/2016 02:00

Indisciplina escolar: Como corrigir o comportamento do seu filho

Posição dos pais na criação dos filhos está entre as causas da indisciplina escolar.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A indisciplina escolar se tornou um dos maiores problemas do ambiente educacional da atualidade. Alunos que desacatam professores, desrespeitam as regras e agridem física e moralmente os professores são apenas alguns dos exemplos que encontramos por aí. O problema é que nem sempre os pais e professores estão preparados para lidar com esse tipo de situação.

As causas da indisciplina escolar

O comportamento infantil, em qualquer um dos lugares que a criança frequenta, se deve aos estímulos e exemplos que ela recebe nos locais que frequenta. Dessa forma, a indisciplina escolar é causada pela falta de limites na vida daquela criança ou adolescente e pelos tipos de tratamento que ela própria recebe nos lugares que frequenta.

indisciplina escolar

Se, em casa, os pais a deixam fazer o que tem vontade e não se importam em dizer o que é certo ou errado, na rua, a criança desrespeitará a todas as regras que lhe forem impostas. O ambiente escolar existe para dar instruções técnicas para as pessoas, mas a formação da educação, dos valores e dos princípios das crianças é dever dos pais e da família.

Além dos maus exemplos obtidos em casa, a indisciplina escolar também pode ser causada pela carência. Crianças que não recebem atenção e carinho dentro do núcleo familiar, buscarão alguma forma de chamar a atenção deles fora de casa. Quando os filhos são indisciplinados na escola, os pais são chamados para uma conversa e orientados a serem mais presentes na vida deles.

A escola também pode ser causadora da indisciplina. Muitas vezes, as regras estabelecidas no ambiente escolar são impostas aos estudantes de forma autoritária. A não compreensão e a contestação dessas regras por parte dos alunos pode gerar casos de rebeldia, vistos como indisciplina.

O papel dos pais em casos de indisciplina escolar

O primeiro passo para resolver a indisciplina escolar dos filhos é o estreitamento de laços entre família e escola. É preciso que todos se unam no objetivo de entender o que causa aquele tipo de comportamento na criança, qual o objetivo ao tomar as atitudes rebeldes e qual a melhor estratégia de ação para sanar os problemas. Os pais precisam estar cientes de como os filhos se comportam no ambiente escolar.

Ao mesmo tempo, os professores precisam saber qual a postura dessa criança dentro de casa, para entender se o comportamento indisciplinado é geral ou acontece apenas dentro de sala de aula.

É preciso distinguir os tipos de regras para compreender o tipo de indisciplina. As normas são divididas entre morais, que envolvem a ética e visam o bem comum, e as convencionais, que mudam em cada ambiente.

Quando uma criança quebra as regras morais e as convencionais, o problema pode estar fundado no tipo de criação e de exemplos que recebe e, então, é tempo de rever os conceitos de educação passados e pregados pela família. Quando são apenas as convencionais, pode ser uma tentativa de buscar a atenção das pessoas que compõem o ambiente escolar.

Identificado o tipo de indisciplina escolar que a criança apresenta, é preciso começar a rever as atitudes de quem serve como orientação para a formação do caráter infantil.

Tantos os pais quanto os professores devem iniciar um processo de conquista da autoridade e não de imposição, pois isso assusta e afronta a criança. Aja com calma e estimule a autonomia. Algumas crianças querem apenas ser independentes.

Gostou das dicas sobre educação infantil? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
escola
educação
papel dos pais
comportamento infantil

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ