Psicologia Infantil

27/02/2015 12:43 - Atualizado em 17/11/2016 12:22

Incentivar a criança é importante para o desenvolvimento infantil

Brincadeiras e cuidados estimulam o desenvolvimento infantil desde os primeiros dias de vida.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O desenvolvimento infantil ocorre desde o nascimento da criança. Uma das fases mais importantes é a evolução dos sentidos, que dá a base para tudo o que os pequenos vão descobrir no futuro. Com alguns métodos, os pais podem estimular os filhos e ajudar nesse processo de aprendizado. Confira.

desenvolvimento infantil

Fases do desenvolvimento infantil

Nos primeiros meses de vida, o bebê começa a entender tudo o que está a sua volta por meio dos cinco sentidos. É a partir das experiências com formas, sons, aromas, toque e paladar que as crianças constróem as referências para se desenvolverem.

Conforme os anos vão passando, elas encontram novos desafios. E em todas as fases do desenvolvimento infantil é possível incentivá-las de forma que melhorem ainda mais o processo de aprendizado. Nesses momentos, o acompanhamento e o estímulo dos pais é fundamental.

Como estimular o desenvolvimento infantil

Tato

Tocar e ser tocado é essencial para o desenvolvimento infantil e para os laços afetivos. Desde os primeiros dias de vida, é possível estimular esse contato com a amamentação, por exemplo. Mais tarde, é indicado usar pincéis bem macios, penas e tecidos suaves de diferentes texturas (seda, cetim, camurça, flanela, tule) para estimular a pele e as sensações.

Visão

Quando recém-nascido, o bebê possui uma visão sem foco e embaçada, tendo dificuldade de identificar pessoas e objetos. Nessa fase, é indicado estimular com o contraste do preto e do branco, ao invés de objetos muito coloridos.

Após os seis meses de idade, a visão já está totalmente desenvolvida. É interessante mostrar objetos de tamanhos, cores e texturas diferentes, em diversas distâncias e posições.

Audição

A audição das crianças pode ser estimulada desde quando elas ainda estão na barriga da mãe. É importante conversar, cantar e até mesmo contar histórias. Isso facilita o desenvolvimento infantil após o nascimento do bebê. A ligação entre mãe e filho também fica ainda mais forte, devido ao reconhecimento da voz.

Depois do parto, essas atitudes são ainda mais importantes, pois falar com os pequenos contribui muito para o desenvolvimento da comunicação e da interpretação. Converse e conte histórias com narrativas curtas, mudando o tom e a altura da voz. Cante e coloque músicas de diferentes ritmos para tocar.

Olfato

Oferecer diferentes aromas para o bebê cheirar é a melhor forma de aguçar as narinas dele. Durante o banho ou nas refeições, deixe ele sentir os diversos cheiros de sabonetes, shampoos e alimentos, o que também vai ajudar na aceitação das refeições. Opte por lavanda, hortelã, camomila, erva-doce, erva cidreira e outros perfumes mais suaves.

Paladar

Até a gustação do bebê pode ser estimulada, deixando-o experimentar diferentes tipos de alimentos depois dos seis meses de vida. É importante que a criança consuma frutas todos os dias. Varie sempre o cardápio para ela provar novidades e descobrir sabores.

Os outros alimentos também devem ter texturas diferentes, contribuindo também para o fortalecimento da mastigação.

Gostou das dicas para estimular o desenvolvimento infantil? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
crianças
aprendizado
fases da vida
cinco sentidos

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ