Psicologia Infantil

21/10/2015 11:23 - Atualizado em 30/11/2016 01:19

Identifique os sinais de um transtorno de humor no seu filho

Desânimo e comportamento agressivo são alguns dos sinais associados ao problema.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Um transtorno de humor é motivo de preocupação para muitos pais durante os primeiros anos dos filhos. O problema tende a se manifestar de maneiras diversas, exigindo a atenção constante dos responsáveis.

A psicóloga e psicanalista Patricia Cypriano explica que é importante analisar separadamente as fases da criança. Segundo ela, pequenos de 0 a 11 anos tendem a apresentar transtornos com menos frequência. Já os casos entre pré-adolescentes e adolescentes costumam ser mais comuns.

adolescente com transtorno de humor

Entenda o transtorno de humor

Patricia esclarece que, entre os mais novos, há traços depressivos que podem ou não evoluir para um quadro de depressão. "Já os traços do transtorno bipolar raramente são encontrados em crianças", diferencia. Na faixa dos 12 aos 18 anos, pode ocorrer quadros tanto depressivos quanto de transtorno bipolar, sendo o primeiro mais frequente que o segundo.

O diagnóstico de psicopatologias nos pequenos é bastante deliciado. "Como a criança está em fase de desenvolvimento, certos comportamentos, atitudes, humor e ânimo podem estar relacionados com esse 'crescer' e não, necessariamente, com um transtorno de humor", alerta a psicóloga.

É necessário fazer uma profunda investigação da vida do paciente. O diagnóstico não deve se basear apenas em comportamentos, mas, também, na dinâmica familiar na qual ele está inserido. Também não se deve ater somente a fatos desencadeadores, mas compreender por que para aquela criança foi tão difícil elaborar a situação vivenciada.

Mas, afinal, por que um transtorno de humor ocorre? A psicanalista explica que é uma somatória de causas, a começar pelo ambiente onde a criança irá se desenvolver. No convívio familiar e escolar, ela começa a tatear suas emoções e aprender com a experiência.

Saiba Mais
Transtorno afetivo bipolar tem tratamento pelo SUS
Autismo infantil: Como lidar com o transtorno na visão de uma mãe
Problemas de aprendizagem afetam a rotina infantil

"Nesse ambiente, vivenciará a troca afetiva, o olhar do outro, o olhar para o outro, a coletividade. Caso a criança ou o adolescente esteja inserido em uma rotina hostil, na qual a circulação do afeto é difusa ou confusa, é provável que seu desenvolvimento psíquico e emocional seja frágil e primitivo. Assim, alguma psicopatologia pode se desencadear", alerta.

Além disso, há também a questão da hereditariedade. Estudos têm colocado que os quadros de depressão e bipolaridade podem ter componentes genéticos.

Como identificar e lidar com o problema

Os indícios podem são variados, segundo Patricia. Queda no rendimento escolar, isolamento social, humor irritável ou comportamento agressivo, alteração no sono e no apetite, agitação psicomotora e baixa concentração são alguns dos sinais de que algo não está bem.

Para ajudar a criança ou o adolescente que apresente indícios de transtorno do humor, é necessário levá-lo a um especialista, como psicólogo ou psiquiatra, para uma avaliação criteriosa e a indicação do tratamento mais adequado. Pode ser indicada medicação e psicoterapia.

"O fortalecimento emocional e a compreensão da causa e do sentido da manifestação dos sintomas são importantes para o desenvolvimento da criança e do adolescente", orienta a psicóloga.

Segundo ela, a cura pode, sim, acontecer, desde que o tratamento seja realizado na íntegra. "Da mesma forma que um paciente com câncer não tem chance de cura com metade da dose recomendada de quimioterapia, o paciente com dificuldades emocionais dificilmente se estruturará se seu fortalecimento emocional também não for cuidado", completa Patricia.

Seu filho apresenta algum transtorno de humor? Como você lida com a situação? Compartilhe sua experiência e ajude outros leitores do Vivo Mais Saudável.

TAGS
agressividade
depressão
bipolaridade
relação familiar

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ