Psicologia Infantil

05/08/2014 09:00 - Atualizado em 22/10/2016 03:17

Falar sobre sexo com seus filhos não precisa ser tão difícil

Tirar as dúvidas e falar sobre sexo com as crianças pode ajudá-las no futuro.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Muitos pais temem o momento de falar sobre sexo com os filhos. Mas mantenha a calma: não é nenhum bicho de sete cabeças. Falar sobre o assunto é natural, todo mundo passa por isso, e você mesmo deve ter enfrentado situação semelhante com os seus pais. Mesmo sendo algo normal, é preciso tomar cuidado com o tom certo da conversa. Confira algumas dicas de como falar sobre sexo com os filhos.

falar sobre sexo
Momento de falar sobre sexo deve servir para tirar dúvidas das crianças. Foto: Shutterstock

Dicas para falar sobre sexo com os filhos

1. O primeiro passo para falar sobre sexo é saber o que os seus filhos sabem sobre o assunto. Quando eles vierem perguntar algo, questione-os sobre o que eles sabem (ou acham que sabem).

2. Não use metáforas: sem essa de falar que “é quando a sementinha do papai é colocada na mamãe”. Essa conversa ainda é válida para crianças bem pequenas. Mas se o seu filho já estiver na pré-adolescência, fale corretamente, usando os nomes reais.

3. Não estranhe: se o seu filho vier falar sobre o assunto com você, evite levar um susto e fazer uma cara como a de quem acabou de ver um fantasma. Isso só o deixará incomodado a vir falar com você.

4. Explique apenas o necessário: se a dúvida da criança, por exemplo, é de onde vem os bebês. Responda de onde eles vêm. Não tente explicar tudo de uma vez. Deixe que ele vá aos poucos fazendo questionamentos.

5. Repita: pode acontecer de você falar sobre sexo, o ato em si, e o seu filho não entender. Repita a explicação, tente alguma abordagem diferente. Insista até que ele entenda e não o constranja por não estar conseguindo compreender a situação.

6. Não tenha preconceito: se por acaso você tiver preconceito sobre algum assunto ligado à sexualidade, evite transmitir isso ao filho. A sua função é transmitir a informação, não moldar o pensamento do pequeno a sua própria visão.

7. Outros métodos: caso você tenha dificuldade para falar sobre sexo com o seu filho, a solução pode ser lhe dar um filme que aborde o assunto. Ou talvez um livro. Mas é importante que os pais orientem os seus filhos.

8. Preservativos: aproveite o momento e explique para o seu filho sobre preservativos. É importante que eles entendam que o ato do sexo pode ser feito com a camisinha, que impede a gravidez e as doenças sexualmente transmissíveis.

9. Não entre em pânico: o seu filho ter perguntado sobre sexo não significa que ele esteja, necessariamente, interessado em transar imediatamente. Muitas vezes é apenas a curiosidade natural da idade. Não ganhe cabelos brancos se estressando de forma desnecessária.

10. Abuso sexual: é muito importante que os jovens tenham noção de que o sexo é algo natural. Porém, é preciso destacar que isso deve ser feito em concordância entre as duas pessoas envolvidas na relação. Caso contrário, isso se torna um abuso sexual.

Falar sobre sexo ajuda a preparar crianças para o futuro

Viu, não é tão difícil, né? O importante é estar preparado psicologicamente e munido de informações para tirar todas as dúvidas das crianças. Você vai ver, será bom para você e para o seu filho este momento.

Leia também:

Ajude seu filho a perder a timidez

Quando procurar um psicólogo para seu filho

Estabelecer limites para crianças é essencial

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ