Psicologia Infantil

07/01/2016 02:00 - Atualizado em 06/12/2016 11:29

Esporte na escola é indispensável para o desenvolvimento sadio

Além dos benefícios físicos, atividades contribuem para desenvolvimento individual e social das crianças.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Todos sabem que a prática regular de atividades físicas traz inúmeros benefícios para o corpo e para a mente. Mas durante a infância, a função do esporte na escola ganha uma importância ainda maior, pois também acaba ajudando no desenvolvimento e na formação social da criança e do adolescente.

Além de melhorar a saúde física, prevenir problemas e doenças e proporcionar diversão e bem-estar, a prática de esportes também faz os alunos desenvolverem outros aspectos, como o conhecimento dos seus potenciais e limites, o respeito ao próximo e o espírito de equipe.

Importância do esporte na escola

O esporte na escola é uma ferramenta educacional que proporciona o desenvolvimento das crianças e adolescentes, capacitando os jovens a lidarem com suas necessidades, desejos e expectativas. Assim, em um âmbito de grupo, ajuda o indivíduo a aprimorar competências técnicas, sociais e comunicativas, aspectos fundamentais para o processo de desenvolvimento social de cada um.

Saiba Mais
Conheça 3 esportes de inverno e pratique-os no Brasil
Bodyboard é esporte de alta exigência física
Conheça o corfebol, esporte holandês com times mistos

As atividades devem incentivar as habilidades e o autoconhecimento dos alunos, proporcionando um ambiente de experimentações, mas que, ao mesmo tempo, crie obrigações, estimule a personalidade intelectual e física e ainda ofereçam chances de integração social. Com isso, o esporte na escola trabalha o desenvolvimento das individualidades, de formação para a cidadania e de orientação para a vida em uma sociedade com regras, limites e deveres.

Muitos projetos de esportes em locais de vulnerabilidade social ajudam a resgatar os jovens de situações de envolvimento com drogas e crime, mostrando outros caminhos e possibilidades. Com a atividade, crianças e adolescentes conseguem usar suas habilidades e descobrir potenciais, se concentrando em atividades que fazem bem.

Esporte na escola

Benefícios físicos e mentais

Além dos benefícios para o desenvolvimento das crianças, a construção de cidadãos e a integração das pessoas na sociedade, o esporte na escola também melhora a saúde e cria hábitos importantes que devem ser levados para toda a vida.

A prática regular de atividades físicas na infância melhora a força muscular, a coordenação motora, o equilíbrio e a flexibilidade, contribuindo para evitar o sedentarismo, que atinge boa parte das crianças hoje em dia. Além disso, atividades esportivas também aumentam a capacidade cardiorrespiratória, trazendo benefícios para a saúde do coração e contribuindo para a diminuição do peso.

Ter uma infância ativa ainda diminui os riscos de problemas de saúde, como doenças cardíacas, hipertensão, colesterol, diabetes e obesidade, que já é considerada um problema de saúde pública. De acordo com dados do IBGE, o sobrepeso vem aumentando consideravelmente a cada ano, atingindo mais de 30% das crianças entre cinco e nove anos de idade, e cerca de 20% da população entre 10 e 19 anos.

E você, concorda que o esporte na escola é essencial para o desenvolvimento saudável da criança? Comente!

TAGS
infância
esportes
atividades físicas

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ