Psicologia Infantil

26/09/2016 06:42 - Atualizado em 25/06/2017 11:27

Escuta ativa: Entenda o método usado na educação do príncipe George

Técnica promove confiança na criança e é usada pelo casal real britânico

POR

Redação

  • +A
  • -A

A família real britânica sempre desperta curiosidade do mundo inteiro e o que seus integrantes fazem sempre vira notícia. Isso é ainda mais forte quando se trata do neto mais velho da Rainha Elisabeth, William, e a linda família que construiu. E, nas últimas aparições do futuro rei da Inglaterra, um fato chamou a atenção: O príncipe William e Kate Middleton, sua esposa, sempre se agacham para conversar com o filho mais velho, o fofo príncipe George. O motivo disso é uma metodologia conhecida como Escuta Ativa.

O que é escuta ativa?

Na última semana, o badalado casal real e seus dois filhos desembarcaram no Canadá para uma viagem de oito dias. Logo que aterrissaram, uma cena chamou a atenção: Kate, de salto e com a caçula Charlotte no colo, se agachou para conversar com o primogênito. A cena tem sido algo comum e, inclusive, foi repetida pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, quando se encontrou com o pequeno na Inglaterra.

No desfile aéreo da RAF (Royal Air Force), realizado para comemorar 90 anos da Rainha Elizabeth II, William chegou a ser chamado a atenção pela avó, por ficar muito tempo na altura do filho, explicando pacientemente tudo o que se passava na exibição.

Esse ato faz parte de uma metodologia de desenvolvimento infantil chamada Escuta Ativa. O objetivo é fazer com que haja um relacionamento mais próximo entre pais e filhos, fazendo com que se sintam ouvidos. Para isso, é preciso que toda comunicação aconteça na altura da criança, olhando-a nos olhos, assim é possível identificar e compreender suas necessidades.

Profissionais que defendem a técnica garantem que a escuta ativa é responsável por ajudar a criança a ganhar mais confiança em si mesma, além de passar a confiar mais no adulto. Além disso, ela aprende melhor a esperar e a ouvir.

A metodologia, que é aplicada entre o um ano e meio e os três anos da criança (idade do herdeiro do trono britânico), foi desenvolvida em 1957 pelos psicólogos norte-americanos Carl Rogers e Richard E. Farsoné.

Benefícios da Escuta Ativa

Aumenta o vínculo entre pais e filhos.
Cria uma relação de respeito, sem fazer com que a criança tenha medo dos pais.
Ajuda na compreensão da criança.
Aumenta a auto-estima.
Os pais também passam a entender melhor os filhos.

Como aplicar a técnica de Escuta Ativa:

• Abaixe na altura da criança e sempre converse olhando nos olhos dela.
• Sempre responda com paciência as perguntas da criança. Mesmo que não saiba todos os questionamentos, explique que não saiba, mas procure sempre fazê-la compreender suas dúvidas.
• Ajude a criança a entender suas emoções. É importante que ela saiba e a razão do choro, da birra e porque ela não deve agir de determinada maneira. Por meio do diálogo, pais e filhos podem compreender o que se passa e até saber como evitar possíveis reações erradas novamente.

Você já ouviu falar da metodologia de Escuta Ativa? O que acha dela? Para saber mais sobre psicologia infantil, não deixe de acompanhar o Vivo Mais Saudável.

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ

Veja Também