Psicologia Infantil

04/10/2014 05:07 - Atualizado em 30/11/2016 12:27

Entenda qual o momento certo para a criança aprender uma nova língua

Veja dicas para a criança aprender uma nova língua com fluência e facilidade.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Muito importante para um bom desenvolvimento profissional, o estudo de um novo idioma deve ser feito desde cedo. Para a criança aprender uma nova língua, a escolha de uma escola de boa qualidade e capacitação é imprescindível.

Além de ser um ponto positivo a mais para a criança, o estudo de uma nova língua auxilia no crescimento mental dos pequenos, deixando-os mais ligados para novidades e informações que estão em nossa volta.

crianca-aprender-uma-nova-lingua

Vantagens da criança aprender uma nova língua

Instigar a criança a conhecer um idioma diferente desde cedo é extremamente importante para o desenvolvimento satisfatório de sua compreensão oral. O estudo e prática de uma segunda língua também faz com que a pronúncia seja melhorada ao longo do tempo. Esse desenvolvimento se dá pela grande quantidade de movimentos diferentes que auxiliam na maturidade dos músculos faciais.

Sem exageros, os pais necessitam entender que não adianta levar o filho de quatro anos para uma escolinha de inglês ou espanhol. Antes dos quatro anos, o hipocampo, parte responsável pela memória de longa duração, não está totalmente desenvolvido. Isso faz com que a criança não consiga captar as informações completamente.

Somente entre os 4 e 6 anos a criança inicia o amadurecimento mental, passando a captar informações de forma mais completa. A partir dos seis anos, é muito mais fácil para a criança aprender uma nova língua, já que ela começa a estruturalizar o seu aprendizado em etapas.

A idade ideal, porém, é 8 anos. Neste momento, além da criança aprender uma nova língua, ela conquista o amadurecimento linguístico, neurológico, psicológico, cognitivo e social. Se ela ainda tiver contato com uma pessoa com ótima fluência, irá captar o idioma de forma clara rapidamente.

crianca-aprender-nova-lingua

Quando a criança deve aprender nova língua

Com o envelhecimento, o envolvimento com a língua mãe é fortalecido, o que causa uma dificuldade maior de aprendizado. Ou seja: você, por entender como são as estruturas de uma frase em português, terá uma maior dificuldade na hora de criar frases em outros idiomas. É por isso que muitas pessoas acabam tendo problemas na hora de iniciar os seus estudos em escolas de idiomas.

Apesar de muito importante, pais e mães devem entender que o ensino de uma nova língua deve ser prazeroso para a criança. A partir do momento em que o aluno começar a se divertir na aula, brincando ou fazendo atividades especiais, ele passará a se envolver com o estudo, gostando de participar e adquirindo cada vez mais conhecimento.

A dica para quem deseja introduzir o inglês ou outra língua na vida da criança é escolher por programas infantis especiais para o estudo. Já existem canais onde são veiculados programas especiais para a criança aprender uma nova língua.

Esse estímulo, quando associado ao estudo de uma segunda língua, irá potencializar a compreensão dos pequenos, tornando o estudo uma espécie de brincadeira.

Gostou das nossas dicas sobre criança aprender uma nova língua? Então deixe um comentário e acompanhe nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
aprendizado
educação
idioma

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ