Psicologia Infantil

26/10/2014 05:29 - Atualizado em 06/12/2016 11:52

Entenda os impactos do desenho para desenvolvimento infantil

A importância do desenho para desenvolvimento infantil já aparece nos primeiros anos de vida.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Desde pequenas, as crianças são influenciadas a desenhar para se divertir. Quando bebês, pais e mães colocam folhas e dão lápis coloridos para as crianças, na esperança de que desenhos mais complexos e quem sabe letras sejam desenhadas. Entenda quais são os benefícios do desenho para desenvolvimento infantil.

A importância do desenho para desenvolvimento infantil

Os desenhos ajudam a desenvolver a linguagem da criança, que pode ser dada por meio de rabiscos. Ao longo dos anos, com o crescimento, é possível a análise do desenvolvimento infantil, com desenhos mais bem feitos e cores que combinam com o que é visto na realidade.

desenho-para-desenvolvimento-infantil

Nos rabiscos a criança aprende a se expressar, mostrando a sua realidade e o que gostaria de ter. Entre os desenhos de casa, família, animais, jardins e paisagens, a criança demonstra as suas opiniões.

Nesses momentos os pais devem incentivar a criança a desenhar, mostrando possíveis figuras e até comprando cadernos de desenhos, folhas coloridas, lápis de cor e canetinhas coloridas. Tudo que é tipo de apoio pode ser essencial para incentivar o desenho para o desenvolvimento infantil satisfatório.

Para deixar a atividade mais prazerosa para a criança, os pais podem participar da brincadeira. A dica é mostrar como você desenha, exemplificando o porquê das cores, tamanhos e símbolos. Essa atitude faz com que o seu filho se identifique mais com você e aprenda de forma mais divertida.

Desenho na escola

O desenho para desenvolvimento infantil também deve ser estimulado na escola pelas professoras. Nas aulas de arte, explicações sobre as cores, tamanhos de desenhos, folhas que podem ser usadas e também atividades com tintas e giz de cera podem deixar a criança ainda mais animada para desenhar.

A partir do desenho, as crianças apresentam melhora na coordenação motora, conseguem deixar a visão mais aguçada, melhoram os movimentos da mão, organizam o pensamento de forma mais efetiva, criam a análise de tamanho e também obtêm maior facilidade para a alfabetização.

Livros infantis

Uma ideia para estimular o desenho para desenvolvimento infantil é apresentar ao pequeno alguns livros clássicos. Há versões para crianças que contêm lindas ilustrações e que poderão compor o imaginário do seu filho enquanto você conta a história. 

Para entender a importância das imagens e dos desenhos na vida das crianças, tente lembrar de quando você era pequeno e quanto aqueles momentos de contação de histórias com a sua família eram divertidos e importantes. Isso bastará para que você estimule ainda mais a imaginação dos pequenos.

E aí, gostou das dicas? Então deixe um comentário! E não esqueça de acompanhar nossa página no Facebook para receber todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
desenho
crianças
educação
educar

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ