Psicologia Infantil

17/08/2014 04:43 - Atualizado em 04/12/2016 11:41

Entenda o que é certo e errado ao educar uma criança desobediente

Muitos pais não agem diante de mau comportamento da criança desobediente.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A educação dada aos filhos, principalmente no que se refere a regras e limites, faz toda a diferença na personalidade dos adultos que eles se tornarão um dia. Aceitar todos os desejos dos filhos, permitir que lhe faltem com o respeito e prometer punições que nunca se concretizam pode fazer de uma criança desobediente um adulto que infringe as leis da sociedade.

Criança desobediente precisa de limites

Se o seu filho é uma criança desobediente o primeiro passo é aprender a controlar suas próprias reações diante das atitudes dele. Todas as crianças podem ser difíceis se você não souber como lidar com elas. Esteja calmo ao falar com seu filho e mostre que é você quem controla a situação, mas sem desrespeitar os limites da crianças.

crianca-desobediente


Como lidar com a criança desobediente

Tenha coerência

Crianças não tem capacidade cognitiva suficiente para assimilar ordens e atitudes que não coincidem. Se você disse que o seu filho receberia um castigo, aplique-o. Se prometeu que vocês teriam uma conversa séria quando chegasse em casa, tenha.

Não deixe que o passar do tempo após alguma desobediência lhe faça esquecer o que falou. Isso fará com que seu filho não acredite em você.

Além disso, os pais de uma criança desobediente precisam dialogar entre si e tomar atitudes semelhantes com relação ao filho. Jamais a mãe deve permitir algo que o pai tenha negado, ou vice-versa.

A atitude de tirar a autoridade da outra pessoa, seja pai ou mãe, faz com que o filho aprenda a burlar o sistema de regras educacionais que lhe foi estipulado. Casais separados precisam redobrar a atenção quanto a essas ações.

Evite discursos longos

Evite ao máximo se estender em alguma repreensão dada ao seu filho. O cérebro de um ser humano adulto se desliga por uma fração de segundo a cada 7 minutos e, com as crianças, isso é ainda mais frequente. Os filhos não irão assimilar o que você está dizendo se o seu discurso for demasiadamente demorado. Seja direto e objetivo com as palavras.

Estabeleça limites

O seu filho não tem capacidade de adivinhar qual a atitude correta. Se você deixá-lo livre para tomar todas as decisões, certamente, ele seguirá pelo caminho errado.

Imponha limites, diga o que ele pode ou não fazer, a que horas deve voltar, com quem não pode sair. A definição de algumas barreiras dará mais segurança para o desenvolvimento da criança.

Atividades extracurriculares

Incentive a participação em escolinhas de futebol, basquete, vôlei ou outras atividades. Através do esporte, a criança desobediente aprende conceitos básicos de respeito, hierarquia, ética, limites e regras. Disciplina e concentração também são ensinados nas práticas esportivas.

Nada de violência

As agressões físicas são o pior meio de tentar educar as crianças. Bater em uma criança desobediente é um hábito passado de geração para geração, mas que jamais trouxe bons frutos.

Esta ação gera revolta nos filhos, criando um clima de hostilidade na família e de falta de respeito. As atitudes agressivas são uma mostra de descontrole emocional por parte dos pais.

Que tal repensar suas atitudes?

Você enfrenta dificuldades para lidar com seus filhos? Repense suas atitudes. Segue todos os passos indicados e, mesmo assim, a desobediência continua? Talvez seja hora de procurar um conselho especializado. Psicólogos e psicopedagogos podem lhe ajudar a entender a origem do comportamento da criança.

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ