Psicologia Infantil

07/07/2015 08:08 - Atualizado em 01/01/2017 06:23

Ensino infantil: Conheça os métodos pedagógicos

Pedagoga fala sobre os reflexos futuros do desenvolvimento educacional.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A educação é ponto chave no desenvolvimento da criança. O processo de definição da escolinha de ensino infantil gera dúvidas e inseguranças sobre os métodos mais eficazes na formação pessoal. Conhecer um pouco sobre cada um auxilia na confiança da escolha.

A pedagoga Daniele Oliveira Bohn, especialista em Educação Infantil, explica que os espaços educacionais mudaram, mas não só eles: os atores, também. A profissional conversou com o Vivo Mais Saudável sobre os métodos de ensino e a importância da sintonia entre pais e professores.

ensino infantil

Os métodos de ensino infantil

Juntamente com as mudanças no cenário educacional, os métodos de ensino infantil foram sendo estudados, repensados e, diariamente, questionados nos mais diferentes lugares pelos profissionais que atuam na educação.

“Trabalhamos com a construção do conhecimento e com questionamentos sobre o ensino e a aprendizagem. As concepções pedagógicas, como se aprende e como se ensina, precisam estar em constante diálogo nos grupos de estudos de professores”, comenta Daniele.

A especialista lista alguns métodos de ensino:

- A Teoria Construtivista, de Jean Piaget, busca formar cidadãos criativos e críticos. Ela defende que o professor não deve apenas ensinar, mas, acima de tudo, orientar os alunos para uma aprendizagem autônoma.

- Paulo Freire e a Educação Libertadora propunham uma prática de sala de aula que desenvolvesse a criticidade do aluno.

- O sociointeracionismo, do psicólogo Vygotsky, fala sobre o indivíduo que constrói suas concepções através da assimilação do conhecimento do ambiente em que ele vive e da relação com outros indivíduos.

- A avaliação por competência leva em consideração não só os conhecimentos adquiridos, mas também as habilidades e as atitudes desenvolvidas pelos estudantes, buscando a sua transformação.

“Essas, entre outras, são norteadoras para o trabalho que se deseja e acredita ser o melhor para o contexto em que se está inserido. Hoje, as crianças aprendem de diversas formas e precisamos nos questionar as maneiras que estamos usando para ensinar”, explica a pedagoga.

A escolha da escolinha

A pedagoga explica que, na hora de definir a metodologia de ensino, a família precisa conhecer como ela acontece na prática, no espaço educacional que escolherá para seu filho.

“O projeto pedagógico deve conversar com o projeto de vida da sua família. Ambos caminham juntos - ao contrário do que alguns pensam, que a escola ou a família terão o dever de uma exercer a função da outra”, explica.

“Tenha claro o que deseja que seu filho vivencie, o que espera para o futuro e que indivíduo você visualiza na proposta apresentada pela instituição. O método ideal é aquele no qual você acredita, mas, principalmente, aquele que lhe ensina a voar”, completa Daniele.

Ensino infantil reflete no futuro

A especialista em ensino infantil comenta a importância do afeto e do zelo, tanto por parte dos pais quanto dos professores. “Para a árvore dar bons frutos, cuidamos da semente”, adiciona.

Para Daniele, a criança, ainda pequena, deve receber amor, cuidados e recursos fundamentais para que se desenvolva com qualidade: “O aluno no ensino infantil e nos primeiros anos do Ensino Fundamental precisa receber o melhor e mais precioso olhar, vivenciando momentos de qualidade, em que a aprendizagem ocorre de forma prazerosa e significativa”.

Que método de ensino infantil é o seu favorito? Conte para nós! E continue ligado nas novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
escolinha
educação básica
vida escolar
pais e filhos

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ