Psicologia Infantil

02/02/2015 03:03 - Atualizado em 06/12/2016 09:43

Ensine a seu filho qual é a melhor posição para dormir

Indicar às crianças a melhor posição para dormir evita problemas posteriores.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O sono afeta várias funções do corpo, sendo fundamental para a saúde. Com as crianças não é diferente. Por isso, é preciso cuidar e ensinar a melhor posição para dormir desde os primeiros meses de vida dos filhos. Além de melhorar a qualidade do sono, também se evitam outras complicações mais sérias.

melhor posicao para dormir

Veja qual a melhor posição para dormir

A melhor posição para dormir recomendada para os bebês é a de supinação, ou seja, deitado de barriga para cima. Segundo a Academia Americana de Pediatria, essa é a posição mais segura, pois previne a morte súbita em crianças.

As posições de bruços e de lado estão ligadas a uma maior mortalidade. O ar expirado e inspirado acaba sendo o mesmo (gás carbônico), o que pode causar morte silenciosa por asfixia.

Para crianças maiores, não existe problema em dormir de bruços ou de lado, pois elas já adquiriram o reflexo de mudar de posição ao menor incômodo. Mas, mesmo assim, é preciso ter alguns cuidados que também são importantes, como a postura da coluna e a posição da cabeça e dos membros.

melhor posicao para dormir

Nesta fase da vida, não é muito indicado dormir com a barriga para cima, pois o pescoço acaba ficando tensionado por causa do travesseiro.

Os joelhos também permanecem extendidos e causam uma sobrecarga na região lombar.

Para deixar essa posição mais correta, é indicado usar um travesseiro embaixo dos joelhos. O travesseiro da cabeça não deve ser muito rígido, para que a curvatura da coluna cervical seja respeitada.

Dormir de barriga para baixo é ainda pior, pois pode acarretar em problemas de coluna, no futuro. Nessa posição, a coluna cervical e a lombar ficam sobrecarregadas, prejudicando a musculatura da região.

Com isso, ficar de lado é a melhor posição para dormir. Tente acostumar seu filho a dormir desse jeito desde pequeno para evitar problemas posteriores. Nessa posição, a forma mais confortável e saudável de passar a noite, a coluna fica com a sua curvatura normal.

Por que ensinar a melhor posição para dormir

Depois de todo o esforço que o corpo faz durante o dia, quando chega a noite é a hora em que os músculos e articulações precisam descansar. Cuidar da posição, nesse momento, é importante para que o corpo consiga relaxar e recuperar-se de forma adequada.

A melhor posição para dormir não basta ser confortável. Ela precisa garantir segurança para todas as partes do corpo.

melhor posicao para dormirQuando a criança não dorme bem, ela não consegue descansar e repor as energias durante a noite. Com isso, apresenta sinais dessa privação do sono ao longo do dia.

O sono ruim pode aparecer como sonolência diurna, falta de atenção, mau rendimento escolar ou hiperatividade.

Além da melhor posição para dormir, é importante ter cuidado com a quantidade de horas dormidas, também. Quanto menor a criança, mais tempo ela precisa para descansar corretamente.

Se uma criança dormir menos que o necessário, ela vai sofrer alterações no metabolismo. Algumas delas são obesidade e resistência à insulina, o que aumenta o risco de diabetes e doenças cardiovasculares.

Gostou das dicas de bem-estar? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
sono
alterações no sono
rendimento escolar
coluna cervical

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ