Psicologia Infantil

29/07/2014 09:00 - Atualizado em 08/12/2016 02:23

Educar filhos gêmeos pode ser um desafio: veja dicas

Saber diferenciar a personalidade de cada criança é importante na hora de educar filhos gêmeos.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Preparar uma criança para o convívio social não é uma tarefa fácil. Desde os primeiros anos de vida você se depara com alguns dilemas e deve tomar algumas decisões que são difíceis para você, mas essenciais para a formação dela.

Como educar filhos gêmeos

Quando os pais se deparam com a notícia de que são duas crianças, ficam ainda mais preocupados em como agir. Afinal, como educar filhos gêmeos? Preparamos neste artigo algumas dicas que podem ajudar você a vencer este desafio.

educar-filhos-gemeos
Vestir seus filhos de forma igual pode não ser positivo para educar filhos gêmeos. Foto: Shutterstock

8 dicas importantes para educar filhos gêmeos

1. É muito bonito de ver duas crianças com grande semelhança física vestidas com roupas totalmente iguais. Porém, vestir seus filhos de forma diferente é algo importante na hora de educar filhos gêmeos

As roupas iguais fazem com que as crianças sejam vistas como um bloco, sem individualidade. Ainda que sejam trajes semelhantes, procure usar ao menos cores diferentes para que as crianças tenham a identidade melhor definida. 

2. Educar filhos gêmeos nem sempre é oferecer a eles as mesmas coisas. Na hora de dar um brinquedo, por exemplo, é comum que um tenha preferência por brincar de bola e o outro prefira carrinhos. Respeite os gostos de cada um e ao invés de dar igual para que eles não briguem, opte por presentes diferentes para que eles aprendam a compartilhar.

3. Muito cuidado para não acabar dando maior atenção para aquele que é mais carente. Crianças são diferentes umas das outras, sendo algumas mais discretas e outras mais manhosas. Mesmo assim, os dois necessitam da mesma atenção.

4. Tenha cuidado ao dividir as crianças no colo do pai e da mãe. Evite que elas fiquem sempre no mesmo colo. Procure a aproximação aos dois na mesma intensidade. Comentários como “este filho é mais próximo do pai” podem atrapalhar ao educar filhos gêmeos.

5. Procure não fazer comparações entre as crianças, principalmente, quando elas estiverem por perto. Ser tratado como melhor ou pior que o seu irmão em determinado assunto pode ser ruim para o desenvolvimento da criança. Lembre-se de ressaltar as qualidades das crianças sem colocá-las em conflito.

6. Estar de olho na vida escolar das crianças é fundamental para educar filhos gêmeos. A entrada na escola é uma situação totalmente nova para as crianças e talvez a melhor opção seja colocar os irmãos na mesma turma. 

À medida que eles forem crescendo, tente observar se essa proximidade está causando algum tipo de briga, seja pela atenção dos amigos ou pela comparação de notas. Se isso estiver ocorrendo, talvez seja hora de deixá-los em turmas separadas para terem experiências distintas. 

7. Quando vão ficando mais velhas, as crianças começam a querer ter seu próprio espaço. Mesmo assim, não coloque os irmãos em quartos diferentes sem que eles sejam consultados. Lembre-se que eles estiveram juntos desde a gestação e esta separação tem que ser feita de forma gradual.

8. Se os dois estiverem brigando, procure sempre dar bronca em ambos. Nem sempre é necessário intervir nas brigas de irmãos, a não ser que exista a possibilidade de eles se machucarem. É importante que eles aprendam desde criança a resolver os primeiros conflitos, sem que haja influência externa.

Vivo Orientação Infantil: Dicas de Cris Polis sobre comportamento para ajudar seu dia a dia

E aí, gostou do artigo? Então deixe seu comentário e compartilhe sua experiência no nosso fórum!


TAGS
pais e filhos
educar gêmeos
criar filhos

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ