Psicologia Infantil

24/12/2015 10:00 - Atualizado em 08/11/2016 07:33

Divirta as crianças com 2 lendas natalinas

Descobrir o momento correto de contar a verdade sobre o Papai Noel é tarefa complicada.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Contadas de geração em geração, as lendas natalinas marcam a vida de crianças e adultos. As histórias narradas por pais e avós ajudam a explicar as diversas tradições da época, ou pelo menos a aumentar a magia em torno da data.

Contos como o nascimento de Jesus, o mito do Papai Noel e a origem das árvores iluminadas também são uma forma de ensinar bons costumes e educação para os pequenos, mas numa atmosfera especial, repletas de sonhos e emoções.

Senta que lá vem história! A seguir, confira duas lendas natalinas para encantar os pequenos.

lendas natalinas - papai noel de óculos de sol

Conheça 2 lendas natalinas

Lindas e fáceis de entender, essas duas lendas natalinas podem ser contadas para os pequenos antes da ceia de Natal. Para deixar o clima ainda mais divertido, vá para a sala e sente do lado da árvore decorada. Os pimpolhos, com toda a certeza, vão se encantar.

Lenda do pinheiro de Natal (de Jean-Baptiste Poquelin Molière)

Existiam três árvores ao lado do presépio de Jesus: uma oliveira, uma tamareira e um pinheiro. Ao testemunharem o nascimento de menino, elas decidiram oferecer um presente. A oliveira entregou as suas azeitonas. A tamareira presenteou o pequeno com as suas frutas. O pinheiro, como não tinha frutos para oferecer, ficou inconsolável.

As estrelas do céu, ao repararem a tristeza da árvore, decidiram descer e pousar sobre seus galhos. Assim que isso aconteceu, o menino Jesus olhou para o pinheiro, levantou os braços e sorriu.

História do Papai Noel (autor desconhecido)

Em uma das suas noites de sono, Papai Natal teve um sonho especial. Ele curtia a véspera de Natal e, assim como ele, todas as pessoas estavam felizes, divertindo-se e comendo. Essa sensação boa, porém, logo acabou. Noel acordou e percebeu que tudo aquilo não passava de uma ilusão.

Decidido a transformar o sonho em realidade, Papai Noel colocou presentes em seu trenó e preparou as suas renas. Ele entregou lembranças e abraços para todos. Para continuar mantendo o amor e a felicidade nessa data, o bom velhinho decidiu manter a tradição e repetir essa viagem anualmente.

Saiba Mais
Veja 7 motivos para passar o Natal em família
Promessas de Ano Novo: Como colocá-las em prática
Aprenda novas ideias de unhas para o Natal

O Papai Noel existe?

Saber a hora correta de falar a verdade pode ser um problema para muitos pais. O ideal, para evitar decepções, é esperar que a criança pergunte sobre o assunto. Assim que as dúvidas surgirem, converse com ela e tente perceber o que ela está pensando. Se a única saída for dizer a verdade, faça isso com tranquilidade.

Esse momento de dúvida costuma acontecer em torno dos 6 anos de idade, quando a criança já está ligada e consegue identificar o que é verdade e mentira. Para os pequenos que ainda acreditam, a dica é manter a lenda viva: faça brincadeiras, leia história de Natal e incentive a criação de uma cartinha. Esses são momentos únicos e inesquecíveis.

Conhece outras lendas natalinas interessantes para as crianças? Conte nos comentários! E aproveite para conferir mais dicas de bem-estar aqui no Vivo Mais Saudável. Feliz Natal!

TAGS
histórias de Natal
tradição
magia do natal
papai noel

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ