Psicologia Infantil

23/03/2016 04:00 - Atualizado em 22/11/2016 04:32

Distúrbios do sono podem ter reflexos na vida adulta

Saiba como identificar esses problemas antes que eles tragam maiores consequências.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Dormir bem garante disposição para enfrentar um dia cheio de atividades, brincadeiras e afazeres escolares. Para os pequenos, em fase de crescimento, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que se durmam pelo menos sete horas por noite. No entanto, alguns distúrbios do sono podem atrapalhar o cumprimento dessa orientação.

Entre as crianças, segundo levantamento da Associação Mundial de Medicina do Sono, o problema mais frequente é sonambulismo. Além dele, insônia, ronco, bruxismo, apneia, sonolência diurna excessiva e síndrome das pernas inquietas estão entre os males comuns. Conheça as consequências para o seu filho.

menina com distúrbios do sono

Consequências dos distúrbios do sono

Seja qual for o distúrbio do sono apresentado pelo seu filho, a recomendação é consultar o mais rápido possível um médico especialista. Muitos desses problemas podem acarretar condições mais sérias na vida adulta. Conheça três dessas consequências.

1. Arritmia cardíaca

Estudos feitos pelo American College of Cardiology mostram que os distúrbios do sono podem causar problemas cardíacos. Pessoas que sofrem de apneia obstrutiva, que se caracteriza por obstrução repetida da garganta, devem ficar atentas a outros problemas de saúde, especialmente arritmias.

Segundo o chefe do Serviço de Arritmias do HCor, José Carlos Pachón, a obstrução das vias respiratórias faz com que o organismo precise de uma força maior para que o ar chegue até os pulmões e possa ser distribuído para o organismo. Isso força o coração a bombear o sangue com mais força ou rapidez.

O médico esclarece que tipos diferentes de distúrbios do sono estão associados a diferentes tipos de arritmias.

2. Problemas neurológicos

Outras consequências que podem ser geradas por distúrbios do sono são neurológicas. O ronco, quase sempre um prenúncio de apneia, pode causar menor oxigenação no cérebro, problemas de memória e dificuldades de concentração.

O especialista em ortodontia e ortopedia facial Juarez Köhler alerta também para sintomas como cansaço, adormecimento em qualquer lugar durante os momentos de descanso, redução do desempenho nas atividades intelectuais, falta de ânimo e explosões temperamentais. Todos podem ter relação com a apneia.

3. Problemas ortodônticos

Um mal comum para quem sofre de bruxismo desde cedo, por exemplo, são problemas de ordem ortodôntica. Entre os mais comuns, estão problemas na articulação temporomandibular, devido à pressão colocada sobre os músculos e os tecidos da mandíbula, e o aumento de problemas dentários.

O distúrbio ainda pode causar depressão, transtornos alimentares e dores de cabeça, de ouvido e no pescoço, enumera o diretor da Interclin, Alessandro Silva.

infográfico distúrbios do sono

Cuidado com a manha na hora de dormir

Outro cuidado que os pais precisam ter é com a manha. Não chega a ser exatamente um distúrbio de sono, mas, de alguma forma, pode influenciar nos hábitos das crianças.

Um estudo curioso apontou que as crianças brasileiras são as que mais embromam antes de ir para a cama. De acordo com levantamento feito pela Netflix em sete países, os nossos pequenos são os melhores negociadoras na hora de barganhar mais cinco minutinhos antes de dormir.

E não é só isso: 52% dos pais contaram que essa estratégia funciona na maioria das vezes! Para a Associação Brasileira do Sono (ABS), esse fato ocorre geralmente porque as crianças vão dormir em horários inadequados. Estudos comprovam que, no período entre 21h e 23h, os pequenos ficam em alerta e é mais difícil adormecer.

A solução é começar o ritual pré-sono no máximo às 20h: evitar o contato com aparelhos eletrônicos, impedir o consumo de refrigerantes e, na hora combinada, escovar os dentes e ir ao banheiro. Uma ou duas histórias de ninar também podem ajudar.

TAGS
apneia
sonambulismo
coração
cérebro

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ