Psicologia Infantil

14/11/2015 02:35 - Atualizado em 06/12/2016 12:38

Discalculia dificulta o aprendizado da matemática

Ainda pouco conhecido, o transtorno é diferente da simples dificuldade em fazer uma conta ou outra.

POR

Redação

  • +A
  • -A

É difícil achar quem nunca tenha se atrapalhado na hora de fazer uma conta, fosse em uma prova ou para devolver o troco. Agora, se normalmente esse não passa de um problema pontual, há casos em que ele pode representar um transtorno específico de aprendizagem, a discalculia.

Caracterizado pela dificuldade em aprender e utilizar a matemática, o quadro ainda é pouco conhecido, o que dificulta o diagnóstico e a adoção de práticas específicas que possam ajudar a pessoa a superar o problema ainda na infância. Saiba mais a seguir.

Como identificar a discalculia

Na maioria das vezes, a complexidade de identificar a discalculia parte da confusão entre o transtorno e dificuldades mais simples, que são comuns do processo de aprendizagem da criança.

Conforme explica a psicopedagoga Roselaine Pontes de Almeida, coordenadora técnica do Instituto ABCD, os principais sintomas da discalculia estão relacionados ao pouco conhecimento dos números e às relações entre eles. Ou seja, o raciocínio matemático fica comprometido.

professora tenta ensinar menina com discalculia

A principal diferença para as dificuldades mais comuns é a severidade, que surge desde as operações matemáticas mais simples, como somar e subtrair. Também não se trata de uma falta de identificação com o conteúdo, como é comum supor.

Como ajudar crianças com discalculia

Pela confusão com os desafios que a matemática costuma gerar normalmente entre os pequenos, pode ser difícil para os pais entenderem como ajudar de maneira mais específica. Para Roselaine, o primeiro passo é oferecer apoio incondicional e garantir que a criança possa ter suporte para enfrentar todas as barreiras que acabem surgindo no cotidiano.

“Aos pais, é recomendado realizar avaliação multidisciplinar para confirmação do diagnóstico e, em seguida, buscar ajuda com profissional de saúde especializado, como psicopedagogo ou neuropsicólogo”, complementa.

Saiba Mais
Como ajudar na educação infantil estimulando o aprendizado
Problemas de aprendizagem afetam a rotina infantil
Brincadeiras também são atividades para educação infantil

Na escola, os professores podem ajudar buscando conhecer o perfil de aprendizagem das crianças. Muitas vezes, a discalculia pode ser percebida na dificuldade de escrever símbolos ou simplesmente de reconhecer as operações.

A principal saída é buscar sempre diferentes tipos de abordagem, que instiguem e ajudem na superação. A simulação de situações reais que possam representar o problema matemático também é uma alternativa para facilitar a rotina da criança, por exemplo.

Por outro lado, Roselaine alerta que ressaltar as dificuldades e colocar o aluno em uma situação de diferença e estresse são atitudes que devem ficar longe dos espaços de aprendizagem - e também de casa.

E aí, você conhece alguém que tenha discalculia? Deixe um comentário! Aproveite também para conferir as dicas de saúde e orientação infantil que o Vivo Mias Saudável traz para você.

TAGS
aprendizagem
matemática
raciocínio matemático
ensino

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ