Psicologia Infantil

31/01/2016 10:00 - Atualizado em 25/11/2016 10:13

Dia do Mágico: Saiba mais sobre essa profissão

A celebração relembra grandes nomes que se destacaram mundialmente na arte da ilusão.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O Dia do Mágico é celebrado em 31 de janeiro. A data foi associada ao nascimento de São João Bosco, um santo místico do Catolicismo, que se tornou famoso por suas previsões. O italiano acabou se tornando o padroeiro dos mágicos.

A profissão surpreende adultos e crianças com truques para os quais é difícil encontrar explicação. O Vivo Mais Saudável aproveita a data para trazer curiosidades sobre os mágicos e sua arte de encantamento.

dia do mágico - varinha e cartola

Dia do Mágico: Arte das ilusões

A celebração do Dia do Mágico relembra como a profissão é bastante antiga. Estudos revelam que as apresentações já eram feitas no Egito Antigo, por volta de 2000 a.C. Na Idade Média, os ilusionistas eram vistos como feiticeiros de verdade. Foi apenas no século 19 que a mágica virou arte e ganhou seu primeiro teatro.

Ela teve um papel importante no mercado cinematográfico. Georges Méliès, famoso mágico francês, utilizava alguns truques para criar mundos fantásticos. O primeiro filme de ficção científica da História foi feito por ele.

Ao longo dos anos, o ato de criar ilusões encantou públicos de todas as idades e se mantém até hoje como um programa para toda a família.

Saiba Mais
Teatro infantil estimula a criatividade e a perda da timidez
Exercícios de circo trabalham o corpo todo
Estímulo à leitura: veja 7 livros infantis para as férias

Conheça 4 dos maiores mágicos

Harry Houdini

Nascido em 24 de março de 1874, em Budapeste, na Hungria, Houdini foi um dos maiores mágicos de todos os tempos. Ele emigrou com a família para os Estados Unidos ainda na infância e desde cedo se interessava por desafios de resistência e de artes mágicas.

Mais tarde, ficou conhecido pelos truques de fuga, que atraíram milhões de espectadores. Foi um dos grandes nomes que ajudaram a promover o escapismo. Houdini faleceu em 1926, devido a uma ruptura do apêndice, após receber diversos golpes durante um desafio no qual testava a força de seus músculos.

David Copperfield

Considerado um dos mágicos mais bem-sucedidos comercialmente, Copperfield ficou conhecido no mundo todo por atos incríveis. Ele começou sua carreira aos 12 anos e se tornou o mais jovem membro da Sociedade Americana de Mágicos.

Entre os destaques de seu currículo, estão levitar sobre o Grand Canyon e fazer a Estátua da Liberdade "desaparecer" durante uma transmissão ao vivo na televisão.

David Blane

Nascido no Brooklyn, em Nova Iorque, David Blane começou na arte da ilusão muito cedo. Seus primeiros truques eram apresentados na rua. Mais tarde, protagonizou diversos shows, em que apresentava números com cartas e de resistência, inspirado em seu grande ídolo, Houdini.

Derren Brown

O mágico inglês estreou na televisão britânica em 2000 e, desde então, tornou-se um dos mágicos mais reconhecidos mundialmente. Os números de leitura da mente são destaque em seus espetáculos.

Que tal aproveitar a celebração do Dia do Mágico e levar as crianças para um programa especial? Encante-se você também com o universo do ilusionismo e divirta-se! Não se esqueça de deixar seu comentário e de acompanhar as dicas de bem-estar do Vivo Mais Saudável.

TAGS
mágica
ilusionismo
escapismo
data comemorativa

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ