Psicologia Infantil

04/10/2015 07:17 - Atualizado em 30/11/2016 11:38

Dia da Natureza: Desperte a consciência ambiental nas crianças

Aproveite a data para fazer trilhas, fotografar e aprender coisas novas.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O Dia da Natureza é comemorado todo 4 de outubro e vira pauta em escolas Brasil afora. A data - escolhida em homenagem a São Francisco de Assis, defensor da natureza e, em especial, dos animais - é lembrada para reforçar a importância dos cuidados para a preservação.

Para Heverton Lacerda, secretário geral da Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan), a educação ambiental deve ser inserida na vida das crianças desde cedo, “principalmente no modelo predominantemente urbano em que vivemos atualmente", destaca.

crianças catando lixo no dia da natureza

O profissional lembra que o contato direto com demais entes da natureza, sejam animais, vegetais ou minerais, está cada vez mais raro. Envolvidos com tecnologias e novidades eletrônicas, os pequenos não têm mais isso como prioridade.

Para acabar com essa realidade, a data estimula a realização de brincadeiras e passeios. “Quando comemoramos o Dia da Natureza, estamos reverenciando toda a vida natural, da qual inclusive e indubitavelmente nós fazemos parte”, ressalta Lacerda.

Dia da Natureza: Data para reforçar cuidados

Algumas instruções são dadas em casa e reforçadas na escola. O Dia da Natureza deve ser visto como ponto de partida para o ensino de diversas práticas que contribuem para diminuir a poluição e conscientizar as pessoas da importância de preservar e criar um mundo melhor.

Jogar lixo no chão, por exemplo, é um dos hábitos que devem ser reprovados em qualquer local. Isso e “arrancar galhos de árvores são atitudes que prejudicam a natureza. Além dos riscos de crianças se machucarem ao arrancar os galhos, há uma ação de destruição que deve ser evitada”, afirma Lacerda.

A separação do lixo também é importante e deve ser ensinada desde a infância. O lixo seco, produzido artificialmente, não se desintegra como os resíduos orgânicos.  “Em alguns casos, impregna o solo com substâncias tóxicas”, alerta o representante da Agapan.

Saiba Mais
Surfe promove integração total com a natureza
Estudo relaciona poluição na gestação e nascimento de criança autista
Você sabe o que é reciclagem? Ajude a salvar o planeta

Saia de casa no Dia da Natureza

Lacerda destaca a importância do estímulo dado pelos pais. Segundo o secretário, eles devem conhecer, admirar e respeitar a natureza. “Os pais podem conversar com seus filhos, levá-los para passeios em locais junto à natureza e indicar leituras agradáveis sobre o tema. O livro ‘O Pequeno Príncipe’ é exemplo de leitura inicial”, lembra.

Em tardes ensolaradas, procure parques ou trilhas especiais para caminhadas. Leve o celular para registrar fotos do momento, mas sem esquecer de garantir bons momentos de interação.

Pesquisar sobre as espécies registradas pode ser uma ótima ideia para conhecer mais sobre o assunto”, sugere Lacerda. O que importa é sair de casa, explorar o ambiente ao redor e despertar a consciência ambiental. Afinal, todo dia é Dia da Natureza.

Como você pretende aproveitar a data com seu filho? Deixe um comentário! E aproveite para conferir outras dicas de bem-estar aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
educação ambiental
meio ambiente
poluição
reciclagem

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ