Psicologia Infantil

15/03/2016 10:00 - Atualizado em 06/12/2016 01:46

Dia da Escola destaca a importância da educação

Estudantes e professores podem aproveitar a data para pedir incentivos à educação.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Quase 40 milhões de alunos retornam às aulas em 2016. De acordo com o Censo Escolar 2015, organizado pelo Ministério da Educação, apenas no Ensino Fundamental são 22.720.900 crianças e adolescentes. Logo no início do ano letivo, em 15 de março, comemora-se o Dia da Escola.

Apesar de não haver uma origem exata para a celebração, a data é um momento para valorizar as oportunidades que surgem no ambiente escolar. Desde o aprendizado dos conteúdos até a convivência com colegas e professores, a escola é o local onde se amadurece e cresce como pessoa e futuro profissional.

Saiba como aproveitar o Dia da Escola e conheça mais sobre a realidade escolar brasileira.

Dia da Escola - professora ensina matemática a crianças

Dia da Escola marca tempo de reivindicações

Uma pesquisa recente da Universidade de Brasília (UnB) em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) detectou que apenas cerca de 40% das escolas no Brasil têm estrutura básica de funcionamento, com banheiros, instalação elétrica completa, cozinha, água encanada e esgoto.

Se essa estrutura fundamental já é precária entre as instituições brasileiras, outros espaços que deveriam servir ao aprendizado dos alunos - como biblioteca, quadras poliesportivas, laboratórios de ciências e sala de informática - estão apenas presentes em 0,6% dos educandários.

Os melhores ambientes para a educação se localizam nas regiões Sul e Sudeste e, segundo o Censo Escolar, os piores índices estão no Nordeste, que sofre principalmente com a falta de saneamento básico e de mobília para os alunos.

Dessa forma, o Dia da Escola parece uma data com poucos motivos para comemorar em grande parte do Brasil. Além disso, os atuais problemas como desvalorização salarial dos funcionários públicos e falta de incentivo à frequência nos colégios tem trazido consequências sérias, como a evasão escolar.

Em 2013, dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) mostraram que cerca de 7% dos alunos do Ensino Fundamental desistiam da escola. Apesar de o Estatuto da Criança e do Adolescente melhorar a legislação para as instituições de ensino, ainda assim, muitos alunos nem sequer desejam iniciar o ano letivo.

Dia da Escola ainda merece comemoração

Apesar das dificuldades enfrentadas pela educação no Brasil, o Dia da Escola ainda merece ser comemorado, seja como forma de conscientização ou de valorizar o aprendizado e a convivência que ela proporciona.

Na Grécia Antiga, a escola era vista como um local de diversão, prazeroso, onde as pessoas iam desfrutar de atividades lúdicas em seu tempo livre. Foram os gregos, inclusive, que deram origem ao termo “skhôle”, que significa “repouso, lazer”. Ou seja, além do compromisso com os estudos, a escola também serve como espaço para construir amizades e descobrir o prazer pelo conhecimento.

Dentro do ambiente escolar, acontecem os primeiros contatos com a História do Brasil e do mundo, a descoberta da literatura e dos movimentos sociais, da matemática e das reações químicas, da formação geográfica do planeta e da formação dos seres vivos. Tudo isso é apresentando aos alunos, que formam competências para se tornarem profissionais completos.

O Dia da Escola presta uma espécie de homenagem a esse local, aos profissionais que nela trabalham e também aos alunos, que se tornam cidadãos a partir dos conhecimentos que lá aprendem.

Para você, qual a importância de um bom ambiente escolar? Deixe sua opinião nos comentários! Se gostou do artigo, aproveite para compartilhar as informações do Vivo Mais Saudável com seus seguidores nas redes sociais! E não se esqueça de conferir nossas dicas de bem-estar e orientação infantil.

TAGS
data comemorativa
educação
ensino
aprendizagem

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ