Psicologia Infantil

05/08/2015 05:17 - Atualizado em 09/10/2016 07:39

Desempenho escolar: Evite as cobranças excessivas

Mais que esperar por boas notas, os pais devem se envolver na rotina escolar dos filhos.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Pressão ou incentivo? Na hora de acompanhar o desempenho escolar dos filhos, os pais devem buscar equilíbrio entre suas expectativas e cobranças, pois esse processo refletirá diretamente no desenvolvimento dos pequenos.

Um estudo publicado no Journal of Family Psychology, em 2015, mostrou que as crianças tiram as notas que os pais esperam que elas tirem. Ou seja, se os adultos consideram seus filhos bons alunos, é provável que eles se saiam bem, ao contrário dos que acreditam na baixa perfomance dos pequenos na escola.

Porém, é preciso mais que apenas esperar bons resultados. O envolvimento da família na vida escolar é essencial para um desempenho positivo.

desempenho escolar

Família reflete no desempenho escolar

Para a psicóloga Roberta Seles da Costa, membro da Sociedade Brasileira de Psicologia, o incentivo dos pais é fundamental no desenvolvimento dos filhos. "No entanto, tal postura dos pais deve ser realizada levando em consideração certos cuidados", explica.

Roberta explica que, primeiro, cabe aos pais elogiar o desempenho escolar da criança considerando seu próprio progresso. Muitas vezes, eles adotam como referência parâmetros como a performance de outros filhos ou até deles mesmos quando estavam na escola. É assim que eles avaliam se a criança avançou ou não em relação ao aprendizado.

"Cada um de nós tem uma história diferente e ela deve ser respeitada. Nesse sentido, o incentivo é válido na medida em que estimula a criança a aperfeiçoar seu desempenho, sem que ela busque apenas alcançar os resultados obtidos por quem os pais admiram", explica a profissional.

Outra dica em relação ao incentivo saudável diz respeito à precaução com o excesso de elogios. Nem sempre as crianças farão tudo adequadamente e é papel dos pais mostrar como podem melhorar. Segundo a psicóloga, esse é o processo natural para o desenvolvimento de novos comportamentos.

desempenho escolar

Apoio é essencial, assim como ensinamento

Além do papel dos pais para o desempenho escolar das crianças, o comportamento deles está relacionado ao desenvolvimento da autoestima, da autoconfiança e da responsabilidade dos filhos.

Quando os adultos valorizam a criança apenas em situações nas quais ela atingiu o resultado esperado, demonstram carinho e reconhecimento somente diante do que ela faz bem feito, não em função daquilo que ela é.

"Assim, é provável que a criança passe a se cobrar excessivamente para atingir o desempenho desejado pelos pais, ou se sinta inferiorizada por não corresponder às expectativas deles", explica Roberta.

Outro exemplo a partir do qual se pode visualizar cobranças exageradas é o de pais que focam apenas no resultado. Quando olham o boletim, por exemplo, não atentam se a criança melhorou em relação às notas do bimestre anterior, mas sim se ela atingiu ou não a pontuação máxima.

A psicóloga explica que, antes de se focar no resultado, os pais que participam ativamente da rotina dos filhos compreenderão o processo envolvido, o quanto o filho se dedicou e o que interferiu na sua perfomance, buscando alternativas junto com a criança para a melhoria dos resultados futuros.  

"Não adianta cobrar, se não foram dadas as condições suficientes para que a criança se comporte de modo adequado. Desde os anos iniciais na escola, os pais podem ajudá-la a arrumar o material e organizar um horário na rotina para, juntos, fazerem as lições de casa", sugere a psicóloga.

Conforme a criança for crescendo, o pai pode passar a supervisionar o comportamento do filho, permitindo que ele mesmo se organize. Tanto a responsabilidade quanto a autonomia serão essenciais para o desenvolvimento saudável na infância e nas outras fases da vida.

De qualquer modo, tempo e amor serão sempre bem-vindos para a construção de um laço de confiança e companheirismo, o qual certamente  contribuirá para que a criança explore novos ambientes e apresente um desempenho escolar satisfatório.

Seus filhos vão bem na escola? O que pode estar atrapalhando o desempenho deles? Compartilhe sua história conosco! E aproveite para conferir mais dicas de saúde e bem-estar para toda a família aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
aprendizagem
escola
pais e filhos
notas

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ