Psicologia Infantil

16/08/2015 08:08 - Atualizado em 25/11/2016 02:56

Descubra o que os desenhos de criança podem significar

Traços mais fortes ou fracos, cores intensas e cenas retratadas podem enviar sinais sobre o psicológico dos filhos.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Os desenhos de criança fazem parte da infância e são muito positivos no desenvolvimento motor e criativo dos pequenos. No entanto, mais que uma simples atividade de lazer, essas criações são importantes para ver se tudo anda bem.

Os pais devem estar atentos aos sinais que a criança expressa. E não se trata só de manha, birra ou vergonha. Os desenhos podem indicar inúmeras situações, como insegurança, medo e depressão.

menina mostrando desenhos de crianca

Possíveis significados dos desenhos de criança

Traços

Desenhos grandes e espaçosos costumam refletir crianças seguras. Já formas utilizando pouco espaço, pequenas e com um traço apagado ou falhado costumam significar falta de confiança.

Cores

As cores também podem mostrar sinais de comportamento. As crianças costumam utilizar colorações variadas para preencher suas criações. No entanto, quando o uso do preto é excessivo, pode ser um sinal de tristeza ou depressão.

Personagens

Outro cuidado muito importante é em relação aos membros do corpo representados. Desenhos de criança sem pernas e braços merecem atenção, pois podem ser sintomas de alguma preocupação ou medo. Já figuras que exponham os órgãos sexuais podem ser sinal de abuso.

Rabiscos

Outra atenção especial é para as funções motoras da criança. Após os 10 anos, geralmente a criança já tem capacidade de desenhar figuras com mais detalhes e, caso não faça isso, o ideal é identificar a causa desse atraso no desenvolvimento criativo.

Geralmente, a fase dos rabiscos abstratos ocorre até os 3 anos de idade. A partir daí, os pequenos já desenvolvem uma maior capacidade de traçar formas e figuras.

Cenas

As cenas desenhadas pela criança também representam o seu psicológico. É natural que haja imagens lúdicas, como pessoas voando ou contos de fada. Por outro lado, cenas de luta ou morte podem refletir que a criança está passando por um momento ruim.

Problemas visuais

Problemas de visão e até daltonismo também podem ser identificados por meio dos desenhos de criança. Dificuldade de contornar ou preencher dentro das margens, bem como usar uma cor quando buscava por outra, são algumas situações que podem revelar problemas.

Pais e professores devem estar atentos

Os desenhos de criança são importantes ferramentas para identificar se a saúde psicológica da criança está normal. No entanto, os desenhos sozinhos não formam nenhum tipo de diagnóstico.

O importante é que aqueles que convivem com o pequeno tenham atenção ao que ele está produzindo e, caso notem algo anormal, procurem auxílio da pedagoga da escola ou de um psicólogo infantil. Um profissional poderá identificar as causas de certos comportamentos, levando em consideração uma série de fatores.

Além disso, é importante que os pais lembrem que os desenhos da criança devem ser incentivados e valorizados para que os pequenos se sintam motivados, seguros e amados. Reservar um cantinho da casa para expor as obras de arte pode ser uma ótima maneira de encorajar os filhos.

Quais os desenhos favoritos dos seus filhos? Você costuma guardar os trabalhos artísticos? Conte para nós! E continue de olho no Vivo Mais Saudável para conferir mais dicas de orientação infantil.

TAGS
saúde emocional
rabiscar
problemas visuais
transtorno psicológico

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ