Psicologia Infantil

26/12/2015 05:00 - Atualizado em 04/12/2016 08:29

Dê jogos de memória de presente para seu filho

Brincadeiras e jogos auxiliam no desenvolvimento motor e cognitivo das crianças.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Brincadeiras como os jogos de memória e os quebra-cabeças são importantes para o desenvolvimento cognitivo das crianças. Atividades lúdicas e em grupo auxiliam em aspectos motores e também sociais, como a importância de cooperar e dividir os brinquedos.

Saiba mais sobre o assunto e descubra outras maneiras de estimular o seu filho.

criança brinca com jogos de memória

A importância dos jogos de memória

De acordo com especialistas, os jogos têm como objetivo preparar a criança para a vida adulta. Por meio dessas práticas lúdicas, o pequeno aprende brincando. O exercício também proporciona o desenvolvimento de potencialidades e de diferentes habilidades, além de transmitir valores, trabalhar a ansiedade e estimular a autonomia.

Falando especificamente dos jogos de memória, como o nome já indica, eles auxiliam a criança na capacidade de memorização do cérebro. Ainda, exploram o raciocínio lógico. Ambas as capacidades devem ser trabalhadas desde cedo para o melhor desempenho motor dos pequenos.

Vale lembrar que, com esse tipo de brincadeira, a tendência é que o pequeno se concentre mais e aprenda melhor. Ele não se dará conta que se trata de um processo de aprendizado, propriamente dito. Isso fará com que ele se mantenha interessado e motivado pela atividade durante um tempo maior que em outro tipo de exercício.

Saiba Mais
Sopa de letrinhas oferece nutrição divertida às crianças
Brincadeiras também são atividades para educação infantil
Problemas de aprendizagem afetam a rotina infantil

Outras vantagens dos jogos são:

- Aprimoramento da criatividade

- Melhora da coordenação motora

- Desenvolvimento da organização espacial

- Estímulo ao autocontrole

- Ampliação da capacidade de raciocínio lógico

- Aumento da capacidade de atenção e de concentração

- Ensino de valores como ganhar e perder.

infográfico jogos de memória

Outros jogos importantes para crianças

Não são apenas os jogos de memória que impactam positivamente no desenvolvimento motor e cognitivo das crianças. Outras atividades também auxiliam os pequenos. Veja abaixo três brincadeiras que exercem esse importante papel.

1. Jogos para completar as letras

Fundamentais no período de alfabetização das crianças, jogos assim ajudam a fixar as palavras, além de facilitar o aprendizado de novos termos. A familiarização com as letras também pode se tornar mais fácil. As atividades possíveis são grandes, desde completar nomes até escrever palavras fáceis conforme a imagem.

2. Quebra-cabeça

O quebra-cabeça pode ser importante para estimular a aprendizagem e para desenvolver a atenção e o raciocínio lógico. Além disso, estimula a determinação da criança com o cumprimento do objetivo proposto. A dificuldade pode aumentar conforme a diminuição do tamanho das peças, quando o pequeno já for mais velho.

3. Dominó

O dominó, além de desenvolver a habilidade do raciocínio rápido, também ajuda a familiarizar a criança com os números e as combinações possíveis nos jogos. As variações com figuras também são opções interessantes.

E aí, gostou de saber um pouco mais sobre a importância dos jogos de memória para as crianças? Deixe um comentário! E aproveite para conferir outras dicas de bem-estar aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
brincadeiras
raciocínio
desenvolvimento infantil
aprendizagem

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ