Psicologia Infantil

06/10/2014 07:25 - Atualizado em 22/11/2016 02:13

Controle a manha dos seus filhos: 8 maneiras de evitar birra

Saiba como evitar birra das crianças de maneira prática para evitar dores de cabeça.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Toda mãe já passou por isso em algum momento e entende o caso. As birras em público são momentos vergonhosos, em que você fica sem saber o que fazer. Para descobrir quais são as melhores maneiras de evitar birra, separamos algumas dicas que irão deixar a relação entre você e seu filho cada vez melhor.

evitar-birra

Como evitar birra de criança

1. Saiba se controlar

Converse de forma amigável nos momentos de birra. Isso fará com que seu filho note que o comportamento que ele está tendo é reprovável. Nunca perca a tranquilidade, entenda que isso deixará a criança ainda mais descontrolada. Caso ela note que está vencendo, automaticamente você deixará de ter o controle da situação, não conseguindo evitar birra.

2. Diga o motivo do não

Em muitas das vezes, o motivo da birra é a criança ter ouvido um "não". Para evitar que a situação se torne ainda mais grave, explique o motivo pelo qual o pedido não pode ser atendido. Seja clara e não grite com a criança. Explique calmamente, demonstrando estar tranquila e centrada. Essa dica é eficaz para evitar birra rapidamente.

3. Analise o motivo

Por ser uma atitude muito vexatória, em certos momentos a mãe acaba deixando a conversa de lado, logo utilizando o xingamento como método de cessar o problema. Para não errar, converse e descubra o porque da criança estar se sentindo mal. Entenda que nem sempre o motivo da birra é algo fútil.

4. Nunca xingue na frente dos outros

Se o seu filho está exagerando na birra, leve a criança para o banheiro ou outro local mais tranquilo. Converse sobre o assunto e não o repreenda na frente de outras pessoas. A vergonha pode deixar a criança ainda mais assustada e estressada, causando o aumento de gritos e choros.

Mais dicas para evitar birra

- Seja o exemplo

Durante as birras, é natural ficar estressada e com vontade de xingar todos que estão em sua volta. Apesar desse sentimento, nunca faça isso. Lembre-se sempre que você é o exemplo do seu filho, e toda e qualquer atitude errada sua pode se tornar uma atitude dele.

- Nunca ameace

As ameaças são muito utilizadas por pais que não conseguem evitar birra. Essa atitude, apesar de eficaz, pode trazer medo e consequências para a criança. Antes de falar sobre o “velho do saco”, pense que durante a noite o seu filho pode ir até a sua cama com medo de dormir sozinho.

- Nunca bata

Nunca bata em seu filho. Existem formas verbais de acalmá-lo. Converse tranquilamente e explique que aquela atitude é apenas uma forma de causar estresse em todos que estão em sua volta. Ao bater, você, além de machucar o seu filho, ensina a ele que a agressão é a única forma de resolver os problemas.

- Não exagere nos castigos

Torne os castigos um momento de reflexão, onde o seu filho deve pensar sobre o que ele fez. Essa atitude, além de evitar birra, irá facilitar o entendimento da criança sobre os seus próprios erros.

Gostou das nossas dicas de como evitar birra? Então deixe um comentário e acompanhe nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
comportamento infantil
psicologia
crianças

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ