Psicologia Infantil

27/08/2014 01:34 - Atualizado em 09/12/2016 05:17

Conheça 6 maneiras de lidar com crianças desobedientes e agressivas

É essencial impor limites às crianças desobedientes e agressivas.

POR

Redação

  • +A
  • -A

É muito comum ver crianças fazendo manha em supermercados para pedir o que querem aos pais, sem paciência para nenhum tipo de atividade em que o foco não sejam elas mesmas e sem respeitar as regras da casa. Por mais que as crianças sejam diferentes umas das outras, alguns comportamentos são recorrentes na infância e, com alguns cuidados específicos, podem ser mais facilmente controlados pelos pais.

Por isso, vamos descobrir agora como lidar com crianças desobedientes e agressivas no dia a dia.

Como lidar com crianças desobedientes e agressivas

Confira 6 dicas para melhorar esse comportamento:

1 - Limites

A primeira dica para agir com crianças que agem assim é a imposição de limites. Eles precisam ser bem claros e de fácil entendimento para a criança. O pequeno precisa entender que se burlar alguma das regras, precisa arcar com as consequências de sua ação. Evite expor a criança a situações em que ela se sinta humilhada ou muito acuada, isso pode fazer com que o comportamento dela fique pior. Lembre-se que os limites são uma demonstração de amor pelo filho, pois eles serão mais tarde impostos pela sociedade.

criancas-desobedientes-e-agressivas


2 - Alinhamento dos pais

Muitas crianças desobedientes e agressivas acabam ficando assim pela falta de padrão entre a postura do pai e da mãe na educação. Mesmo que um seja mais permissivo que o outro, os dois devem seguir a mesma linha nas regras do que pode e do que não pode ser feito.

3 - Reconhecimento ao bom comportamento

Elogiar o bom comportamento da criança pode ser importante para lidar com crianças desobedientes e agressivas. Assim como os pais costumam chamar a atenção da criança quando ela faz algo de errado, é importante que ela seja elogiada quando se comporta de maneira adequada. Aumentar a autoestima de seu filho fará com que ele se sinta mais seguro e não procure chamar a atenção para ele com comportamento agressivo.

4 - Menos televisão

Diminuir o tempo da criança em frente à televisão pode fazer com que ela fique mais tranquila. Procure incentivar a leitura ou atividades ao ar livre para seu filho.

5 - Esporte na rotina

Incentivar seu filho a praticar esportes fará com que ele aprenda que nem sempre é possível conseguir tudo que se quer. O esporte ensina hierarquia, disciplina e respeito. Além disso, o esporte é uma forma saudável de descarregar as energias, algo muito importante para crianças desobedientes e agressivas. Caso você tenha a disponibilidade de praticar esportes junto com seu filho, os laços entre vocês ficarão ainda mais fortes e a relação afetiva ficará melhor.

6 - Atenção na escola

É essencial que os pais estejam atentos ao comportamento de crianças desobedientes e agressivas na escola. Seja na rede pública ou particular, é importante que os pais entrem em contato com a escola para saber sobre a postura da criança.

Psicólogo para crianças desobedientes e agressivas

Se ainda assim a criança continuar sendo muito agressiva, não tenha medo ou vergonha de procurar ajuda profissional. Um psicólogo pode entender algumas das situações que seu filho está passando e dar um tratamento adequado.

E, por último, não esqueça: agressividade normalmente decorre da falta de comunicação. Com a violência, a criança quer expressar algo que não consegue verbalmente. Estabeleça o diálogo e ouça o que seu filho tem a dizer. Você pode se surpreender.

Gostou das dicas? Compartilhe!

TAGS
comportamento infantil
limites
crianças
educação

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ