Psicologia Infantil

05/03/2015 03:14 - Atualizado em 09/12/2016 07:40

Confira dicas para estimular a leitura infantil

Saiba como é possível fazer os pequenos desfrutarem da leitura infantil sem custos e de forma saudável.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Quatro livros lidos por ano. Essa é a realidade dos brasileiros. Em relação à leitura infantil, uma pesquisa do Instituto Pró-Livro entrevistou 93% das crianças com cinco anos ou mais e descobriu que apenas 28% gostavam de ler no tempo livre. Já a televisão era a favorita de 85%.

A leitura infantil pode melhorar a qualidade de escrita dos pequenos, além de promover maior qualidade de aprendizado. Além disso, contribui para a criatividade e desenvolve habilidades de construção frasal, lógica, raciocínio e vocabulário. É por essa razão que pais e professores devem incentivar as crianças a lerem.

leitura infantil

A falta de incentivo é justamente o principal motivo para esse desinteresse, segundo o Instituto Pró-Livro. Foram 87% dos entrevistados que alegaram não ler porque nunca ganharam um livro de presente. Além disso, 63% das crianças nunca viram a mãe lendo e 68% não enxergam o pai desfrutando da literatura.

Contato com a leitura infantil é importante desde bebê

O hábito faz parte da personalidade e dos conhecimentos que se adquire. É por isso que oferecer livros a bebês, adaptados para a idade, é uma das melhores formas de incentivar a leitura infantil. O interesse começa a ser despertado desde o berço e, com persistência e dedicação, os pais começam a inserir conhecimento por meio da leitura para as crianças.

Histórias são capazes de cativar os pequenos, por isso procure um horário do dia para ler com seu filho. Pode ser na hora de dormir, durante a tarde ou após o almoço. O importante é que a criança tenha disciplina e fique em um ambiente tranquilo para desfrutar da nova aventura.

Por mais que a criança não saiba ler, mostre as gravuras e explique o que cada desenho significa. Deixe-a tocar o papel e sentir as texturas e os cheiros.

Os estilos de livros infantis fazem diferença na hora do conto. Preze por temas sobre valores familiares e histórias de aventura com lições sobre comportamento. Tome muito cuidado com literatura que possa induzir a preconceitos ou temas perigosos, que deixem os pequenos com medo.

Leitura infantil é acessível a todos

Você não precisa comprar um livro para incentivar a leitura infantil. Existem diversos programas que oferecem literatura de graça. Há instituições que distribuem kit de livros em casa ou disponibilizam bibliotecas móveis, que percorrem diversas cidades. Geralmente, esse tipo de estabelecimento itinerante funciona dentro de um caminhão ou ônibus.

Grande parte das escolas também possui bibliotecas, muitas delas pouco frequentadas. Por que não convidar seu filho a fazer uma visita? Você pode ir junto e desfrutar dos livros, mostrando a ele como é importante conhecer os diferentes mundos que a literatura oferece.

E você, lê para seu filho? Conte para nós! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
leitura
livros infantis
hora do conto
ler

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ