Psicologia Infantil

17/01/2015 02:43 - Atualizado em 20/07/2016 08:07

Confira dicas para ajudar seu filho a dormir melhor

Músicas de ninar criam o ambiente perfeito para a criança dormir melhor.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Uma boa noite de sono, tanto para as crianças quanto para os adultos, é a forma de viver uma vida mais tranquila e com menos estresse. Porém, nem sempre é fácil para os pequenos garantir uma soneca relaxante. Confira quais são as maneiras de fazer o seu filho dormir melhor e desenvolva uma rotina feliz e calma.

dormir-melhor

É importante dormir melhor e por mais tempo

A criança, ao longo do dia, desenvolve atividades divertidas e cansativas. Brincar, por exemplo, consome grande parte da energia. Para garantir mais força e vontade de brincar, o pequeno necessita de uma longa noite de sono, sem contar as sonecas ao longo do dia. Uma criança que dorme bem é mais saudável e bem disposta.

6 dicas para dormir melhor

Evitar bebidas com açúcar e tocar músicas de ninar ajudam o pequeno a dormir melhor. Confira seis dicas para transformar a soneca em um momento prazeroso.

1. Crie uma rotina

O desenvolvimento de uma rotina é uma das formas de evitar o desespero no momento de dormir. A dica é apostar em um lanchinho, em um colo e logo após levar a criança para o berço. Se você repetir essa sequência por alguns dias, ela irá perceber que essa é a sua rotina diária e deixará de sofrer no momento de despedida.

2. Desenvolva um ritual para dormir

Deixar a criança segurar algum brinquedo inofensivo ou toalha no momento de ir para a cama é uma das formas de fazer a criança dormir melhor. Com a presença desse acessório, ela se sente mais segura e tranquila para dormir. Lembre-se de escolher bem o objeto. Jamais dê algo que possa machucá-la durante o sono.

3. Não dê leite antes de dormir

Bebidas como leite de vaca podem aumentar a secreção da garganta e dos pulmões, deixando o pequeno com dificuldade para respirar. Açúcares também podem atrapalhar, pois tornam a criança agitada e totalmente desmotivada para a soneca.

4. Crie o local para dormir

Ao contrário do que muitas mamães pensam, levar os bebês para a cama dos pais pode, sim, atrapalhar o sono. É muito importante que a criança conheça o seu local de dormir. Assim, ao longo do tempo, ela se acostuma e acaba ficando tranquila. Trocar o território da soneca pode causar medo. Esqueça aquelas dormidinhas em família!

5. Torne o ambiente tranquilo

Colocar os brinquedos preferidos da criança em sua volta pode tornar o ambiente aconchegante e calmo. Jamais ofereça brinquedos como tablets. Esse tipo de atividade pode deixar o pequeno agitado e sem vontade de dormir. Lembre-se: seu filho é apenas uma criança e ainda não deve possuir esse tipo de ferramenta.

6. Coloque uma música

Baixe algumas canções de ninar. Ligue um pouquinho antes de a criança ir para o quarto. Esse tipo de música ajuda a acalmar os ânimos e deixa o ambiente tranquilo. Se quiser, cante junto. Ouvir a sua voz pode deixar o bebê sonolento, auxiliando-o a dormir melhor.

Deu certo? Comente conosco! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
sono
cansaço
brinquedos

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ