Psicologia Infantil

05/11/2014 10:00 - Atualizado em 20/11/2016 03:48

Confira dicas de atividade física para crianças

Escolha uma atividade física para crianças que seja lúdica e brinque com seus filhos.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Com a chegada do verão, a estação mais quente do ano, os dias ficam mais longos, belos e motivantes. Não há como ver um céu azul com um sol intenso e não querer aproveitá-lo ao máximo. E que tal reunir a família para dias de diversão unidos aos cuidados com a saúde? Você pode escolher alguma atividade física para crianças e aproveitar com os pequenos.

A importância da atividade física para crianças

A prática de esportes na infância dá para a criança contribuições que são essenciais ao longo da vida. Habilidades motoras e físicas, noções de coletividade e de respeito a regras, por exemplo, são alguns benefícios que os esportes oferecem. É no contato direto com outros objetos e com os elementos que compõem o mundo que elas aprendem a se situar nele.

atividade-fisica-para-criancas

A implantação curricular de atividade física para crianças nas escolas é uma forma de incentivar a prática, mas não é suficiente. O apoio familiar é importante e não há forma melhor de apoiar do que o acompanhamento. Estar com os filhos e dividir com eles os momentos de lazer é uma forma de estimulá-los através do exemplo.

Opções de atividade física para crianças

A atividade física para crianças não deve ser tratada como uma obrigação e sim de forma lúdica. Na infância, os exercícios precisam ser feitos em formato de brincadeira e levar mais diversão do que regras. Se a criança se divertir com a atividade, ela irá querer repetir. E as regras serão definidas com o tempo. Ela aprenderá pela percepção e pelo instinto.

1. Pega-pega

De todas as brincadeiras que constroem a infância, o pega-pega é o mais clássico. Ele já foi reinventado uma série de vezes, mas sua forma clássica ainda é a preferida. Nela, uma pessoa é a responsável por pegar, enquanto as outras fogem. Quando o pegador encostar em alguém, essa pessoa assume o papel de pegar e os demais continuam a fugir.

A importância dessa atividade física para crianças pequenas é, em primeiro lugar, a lição de hierarquias. Ela entende que quem pega tem o poder, enquanto os fugitivos devem seguir o que o líder deseja. Além disso, a criança pode experimentar ambas as posições. Assim como tem o poder, no minuto seguinte pode tornar-se submisso. Outra benefício é que gasta muita energia.

2. Carrinho de mão

Essa é uma atividade que trabalha a força e a coordenação da criança. O pai ou a mãe deve segurar as pernas do filho, enquanto ele tenta chegar até algum ponto pré-determinado usando apenas a força dos braços.

A criança precisa saber utilizar as habilidades de outros pontos do corpo para realizar as tarefas básicas. É uma brincadeira que gera muita diversão entre pais e filhos.

3. Cabo de Guerra

Para essa brincadeira, o grupo deve ser dividido de forma que a força de ambas as equipes fique equilibrada. Estique uma corda comprida e grossa. Com o uso de giz, risque uma linha horizontal no chão, bem no meio da corda. Um grupo fica de um lado e outro no oposto da linha, segurando a corda. A equipe que puxar primeiro a outra para o seu lado, vence.

Além de ensinar o pequeno a utilizar a força do seu corpo nos membros que necessitam, essa é uma atividade física para crianças que ensina a ganhar e a perder. Como orientação infantil, os filhos precisam aprender que nem tudo na vida é vitória e que, muitas vezes, a derrota é a oportunidade que precisamos para aprender onde erramos e o que devemos melhorar.

Gosta das dicas de brincadeiras para fazer com seus filhos? Então deixe um comentário e não esqueça de acompanhar nossa página no Facebook para receber todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
atividade física
exercícios
brincadeiras
crianças

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ