Psicologia Infantil

12/11/2014 06:00 - Atualizado em 04/12/2016 12:19

Confira 4 ideias de brincadeiras para bebê

Brincadeiras para bebê devem ser leves e incentivar a curiosidade do pequeno.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Conforme o bebê cresce, suas habilidades intelectuais e motoras se desenvolvem. A partir do primeiro ano, a criança começa a querer explorar o mundo e testar seus próprios limites e é dever dos pais incentivar a prática de brincadeiras para bebê que estimulem a curiosidade dos pequenos. Esse tipo de atividade é essencial para a formação do pequeno.

Como escolher brincadeiras para bebê

Não é preciso escolher atividades muito elaboradas, já que a criança está apenas no começo do seu desenvolvimento, mas é preciso entender que os interesses agora são outros e que a brincadeira deve prender a atenção do bebê. A independência é a maior conquista dessa fase e, por isso, a criança precisa realizar as atividades por conta própria.

brincadeiras-para-bebe

A escolha das brincadeiras para bebê deve levar em conta todas as variáveis. Assim como não pode exigir mais do que a criança pode dar, também não pode ser menos do que isso. Os brinquedos precisam ser leves para que o bebê os carregue sozinhos. Os materiais e ambientes coloridos também chamam a atenção dos pequeninos.

4 opções de brincadeiras para bebê

brincadeiras-para-bebe1 - Bola

Bebês e crianças, de modo geral, são atraídos pela repetição. Para eles há uma sensação de conquista quando conseguem repetir os movimentos realizados pelos pais ou pelo adulto que brinca com eles. Sente no chão com as pernas aberta e ajeite o bebê para que faça o mesmo. Role uma bola leve e colorida para a criança e peça para que role o objeto de volta para você.

brincadeiras-para-bebe2 - Explorar

Vá até alguma praia, parque ou até mesmo ao jardim de sua casa com a criança. Leve um balde e uma pequena pá e então peça para que ela recolha os objetos que achar interessantes. Essa é uma das brincadeiras para bebê que estimulam a curiosidade, além de aumentarem a sensação de independência na criança, que estará realizando a atividade sozinha.

brincadeiras-para-bebes3 - Blocos

A montagem de formas é uma das brincadeiras para bebê que mais trabalham com a parte motora. Indicada para crianças com idade próxima aos 2 anos, a brincadeira dos blocos trabalha noções de espaço, lateralidade e coordenação motora. Monte forma com blocos plásticos ou de madeira, e então peça para que a criança repita o mesmo desenho. Inverta os papéis.

4 - Brinquedo vivobrincadeiras-para-bebes

Essa é a época em que a criança começa a falar e a adquirir noções mais claras de rotina e as brincadeiras para bebê devem dar atenção especial a isso. Escolha um boneco ou bichinho que a criança mais goste e faça de conta, em certos momentos, que ele tem vida. 

Você pode falar com o brinquedo, dar comidinha e brincar. Assim, a criança fixará melhor as palavras e a forma como devem ser ditas e ainda entenderá bem a rotina da casa.

Gostou das dicas? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
brincadeiras
crianças
bebê
bem-estar

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ