Psicologia Infantil

05/11/2014 03:11 - Atualizado em 08/12/2016 01:58

Como reconhecer a posição correta para a criança sentar

Maneira correta da criança sentar pode ser estimulada pelos pais no dia a dia.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Um dos últimos estágios pelos quais a criança passa antes de começar a caminhar é o de aprender a ficar sentada. Mas essa é também uma fase que deixa os pais em dúvida: afinal, como posicionar o bebê para que a coluna não sofra? Seu bebê está crescendo e você não sabe como fazer a criança sentar da maneira correta? Saiba que existem técnicas especiais para isso.

crianca-sentar

Como fazer a criança sentar

Não há melhor maneira de ensinar algo a um bebê do que o estímulo. Conseguir fazer a criança sentar também depende de incentivo e de testes. Se você sempre der um apoio para o corpo do bebê e não deixar ele aprender sozinho a encontrar um ponto de equilíbrio, é provável que a musculatura da criança nunca se fortaleça da forma como deveria.

É por volta dos 6 meses de vida que a criança começa a ficar pronta para sentar. Antes disso, ela ficava apenas deitada, apoiada por travesseiros e almofadas. Nessa fase, é normal que o equilíbrio corporal ainda não esteja desenvolvido, já que a criança ainda não o utilizou. Portanto, é papel dos pais garantir que sempre haja alguém por perto do bebê para que ele não se machuque.

A fase perfeita para iniciar os estímulos é quando o bebê já consegue firmar o pescoço e rolar sozinho de um lado para o outro. É uma questão de tempo para ver a criança sentar sozinha. Procure colocar o bebê sentado diariamente e sempre segure quando ele fizer menção de cair. Mas deixe que ele tente encontrar o ponto correto de equilíbrio do seu corpo.

Posição correta para a criança sentar

Assim como fazer a criança sentar é um processo que só é bem sucedido se houver estímulo, a escolha da posição correta para que o pequeno fique também depende dos pais. Você pode e deve corrigir o seu filho quando ver que ele não está sentado corretamente, para que a coluna vertebral não seja prejudicada, tanto na infância quanto por questões posturais na fase adulta.

Uma das mais conhecidas posições para que a criança sente é a posição em W, quando as crianças dobram as pernas para fora, formando a letra com os membros inferiores. Essa postura não está incorreta, mas não deve ser mantida pode muito tempo, já que favorece a lordose, uma extensão da coluna que pode prejudicar os movimentos e alguns órgãos.

Os ortopedistas indicam que a posição mais correta para a criança sentar é conhecida como pose de índio. Nela, a criança deve manter a coluna o mais ereta possível, apoiar os dois pés no chão, com os joelhos flexionados. As plantas dos pés devem tocar uma à outra. Isso confere equilíbrio para o bebê e não compromete a sua movimentação.

Apesar disso, não impeça que a criança troque de posição. Esses diferentes estímulos permitem que a coluna tenha facilidade de rotação em diversos ângulos, o que é essencial para o bem-estar da pessoa no futuro.

Pronta para colocar em práticas as dicas com seus filhos? Deixe um comentário e não esqueça de acompanhar nossa página no Facebook para receber todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
criança
educação infantil
postura da criança
desenvolvimento infantil

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ