Psicologia Infantil

06/01/2016 06:00 - Atualizado em 03/12/2016 09:27

Como os Reis Magos são lembrados mundo afora

A folia dos Reis é a festa brasileira comemorada entre 24 de dezembro e 6 da janeiro.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Belchior, Baltazar e Gaspar, também conhecidos como os três Reis Magos, viajaram ao encontro do menino Jesus alguns dias após o seu nascimento. De acordo com a Bíblia, livro sagrado do cristianismo, essa visita datou de 6 de janeiro, período do ano até hoje marcado por comemorações e tradições em diversos países do mundo.

Reconhecidos como santos pela Igreja Católica no século 8, Belchior da Europa, Baltazar da África e Gaspar da Índia presentearam Jesus com itens representativos de sua cultura. Ouro, mirra e incenso simbolizavam realeza, pureza e fé, respectivamente.

Reis magos

Dia dos Reis Magos no Brasil

Os brasileiros não abrem mão da Folia de Reis. Muito praticada e esperada no norte do país, essa festividade envolve a visitação de grupos organizados nas casas da população. Essa comemoração também é lembrada por ser marcada por belos desfiles com muita música, palhaços, danças e fantasias.

Os moradores que recebem a folia em sua casa devem servir alimentos e bebidas. Para deixar a brincadeira ainda mais bonita, alimentos e objetos são arrecadados e doados para instituições de caridade. Essa comemoração é feita anualmente do dia 24 de dezembro a 6 de janeiro.

Saiba Mais
Saiba identificar o tipo de meditação que mais combina com você
Controle a ansiedade com a meditação shinsokan
Mitos sobre meditação: Esclareça e potencialize sua prática

Dia dos Reis Magos pelo mundo

Existem diversas formas de comemorar o dia de Reis Magos ao redor do mundo. Confira detalhes sobre as festividades mais importantes.

Espanha

Crianças costumam deixar sapatos pendurados na janela com ervas. De acordo com a tradição, eles servem para alimentar os camelos que transportavam os Reis Magos. A “Cabalgata del Reyes”, que acontece no dia 5 de janeiro, também é uma das principais atividades espanholas. O desfile é composto pela população, carros decorados e cavaleiros.

Itália

Chamada de "Befana", a data é reservada para a troca de presentes entre familiares. Ao contrário do resto do mundo, os italianos não praticam a tradicional troca no Natal. “Befana”, para eles, é como o nosso Papai Noel.

Mexico

Assim como a Itália, o México também tem a tradição de presentear seus entes queridos no dia 6 de janeiro. Parte da tradição, as crianças escrevem cartas para os três reis magos. A "rosca de Reyes", pão doce em formato de coroa, é um dos pratos preferidos para o dia.

França

É preparada a "Galette des Rois", torta com grãos de feijão escondido. Quem encontrá-los é chamado de rei do dia.

Portugal

Mesma tradição da França. Quem pegar a fatia, porém, é reponsável pelo preparo no ano seguinte. As pessoas costumam cantar músicas tradicionais para homenagear os Reis.

Hungria

As crianças são vestidas com fantasias dos reis magos e levam presépios em suas mãos. Elas vão de porta em porta e recebem moedas em troca.

Alemanha

Crianças também são fantasiadas. Elas escrevem C+M+B, sigla de "Cristo abençõe esta casa", nas portas dos seus vizinhos. Casas e estábulos também são energizados com bons sentimentos e incensos.

E aí, gostou de entender como é celebrada no mundo essa data alusiva aos Reis Magos? Compartilhe!

TAGS
espiritualidade
religião
psicologia

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ