Psicologia Infantil

30/08/2015 01:19 - Atualizado em 04/12/2016 11:18

Como identificar transtornos mentais na criança

A atenção dos adultos é importante para o diagnóstico precoce de qualquer alteração comportamental.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Comportamento agressivo, desânimo, mudanças drásticas de humor ou personalidade e falta de apetite são alguns dos sinais que podem indicar que algo está errado com a criança. Muitos transtornos mentais começam na infância e, por isso, é muito importante que os pais estejam alertas aos hábitos e à conduta dos filhos.

Os responsáveis precisam estar atentos àquilo que, na maioria das vezes, passa despercebido. O que muitos consideram birra, preguiça ou malcriação pode ser, na realidade, um problema neuropsiquiátrico. Segundo um estudo publicado no The Lancet, publicação médica de influência internacional, 10% a 20% das crianças e adolescentes têm transtornos do tipo no mundo.

crianca isolada com transtornos mentais

Conheça 6 transtornos mentais comuns na infância

1. Transtorno de neurodesenvolvimento

Nessa categoria entram condições como deficiência intelectual, transtorno de linguagem e fluência, transtorno do espectro autista e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. As crianças tendem a desenvolver dificuldades, especialmente na escola, geralmente não atingindo os resultados esperados.

2. Transtorno alimentar

Anorexia, bulimia ou compulsão alimentar são classificadas como transtornos alimentares. São muito frequentes em jovens que apresentem um medo irracional de engordar ou que procurem na comida uma forma de compensação.

3. Transtorno de ansiedade

Sinais de ansiedade e medo são alguns dos sintomas que entram nessa categoria. Fobia social ou específica e síndrome do pânico são algumas das condições que acometem as crianças, que se sentem inseguras e amedrontadas em situações específicas.

4. Transtorno depressivo

Podendo acometer tanto meninos quanto meninas, essa condição costuma ser acompanhada de sintomas como isolamento, desânimo na execução de atividades, falta de interesse, condutas agressivas, dificuldade do sono e alteração na alimentação.

5. Transtorno psicótico

Esquizofrenia, catatonia ou delírio são algumas das condições que necessitam de intervenção profissional o quanto antes. Alucinações, mudanças de humor e comportamentos anormais caracterizam alguns dos sintomas desses tipos de transtornos mentais.

6. Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC)

Algumas manias compulsivas podem ser sinais de que a criança tenha desenvolvido um TOC. Ele se caracteriza pela presença de obsessões e manias, nas mais variadas formas - desde o receio de se sujar até determinado comportamento anormal.

Como identificar o problema

Saiba Mais
Identifique os sintomas da psicopatia infantil
Descubra o que é TDAH e como ele afeta a rotina infantil
Confira dicas para lidar com a agressividade infantil

O diagnóstico dos transtornos mentais é um processo delicado, que demanda tempo e atenção. Além dos exemplos citados, existe uma extensa lista de outras complicações neuropsiquiátricas que podem vir a se desenvolver na infância ou ao longo da vida.

Para identificar um possível problema o quanto antes, a atenção dos pais, professores ou outros adultos que convivam com a criança é essencial. Ignorar sinais simples pode retardar o início do tratamento e refletir negativamente no desenvolvimento dos pequenos.

Muitos pais evitam a busca por um profissional por medo ou vergonha de que seu filho tenha algum transtorno mental. No entanto, com o apoio de um profissional, muitas vezes é possível reverter o problema ou, então, aprender a melhor forma de lidar com a situação.

Para evitar que a criança coloque ela mesma ou outros em uma situação de risco, é importante que os adultos estejam atentos e reconheçam possíveis alterações comportamentais, buscando ajuda capacitada imediatamente.

O que você achou das dicas? Deixe um comentário! E aproveite para conferir outros artigos de orientação infantil aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
depressão
TOC
hiperatividade
anorexia

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ