Psicologia Infantil

30/01/2015 04:18 - Atualizado em 16/11/2016 02:10

Como educar os filhos no mundo atual: Confira 6 dicas

O respeito às diferenças e orientações sobre o uso da internet são dicas de como educar os filhos.

POR

Redação

  • +A
  • -A

As crianças de hoje não são iguais às de antigamente? Em vez de se lamentar, fique aliviado por isso. Elas têm mais autonomia e sua participação na sociedade é mais ativa. No século 21, é preciso saber como educar os filhos para que eles convivam bem com as diferenças e saibam usufruir o melhor da tecnologia sem consequências dolorosas.

como educar os filhos

Como educar os filhos para serem bons cidadãos

A escola tem um importante papel na educação das crianças, porém é aos pais que cabe o papel de os preparar para a vida. Perceba as mudanças que ocorrem na sociedade e faça seus filhos se adaptarem a esse novo mundo com respeito, educação e tolerância.

1. Imponha limites

Impor limites requer dos pais paciência e disciplina na arte de como educar os filhos. Crie rotinas com horários para acordar, comer, dormir, estudar e brincar. E o mais importante: faça a criança cumprir esse cronograma - não por medo de punição, mas por respeito aos pais e às regras.

2. Ensine-os a respeitar as diferenças

As pessoas têm direito de se expressar seja por meio da roupa, do corpo, do sexo, da religião ou das redes sociais. Independentemente de cor, idade, sexo, orientação sexual, religião, origem, condições físicas ou qualquer outro critério, todas dividem o mesmo planeta e precisam ser respeitadas. Mostre isso a seu filho.

Como educar os filhos na Era Digital

A internet faz parte do dia a dia de todos. Não há como evitar. Um dos passatempos preferidos das crianças pode se transformar em um pesadelo interminável para os pais, caso algumas regras não sejam seguidas. Veja como educar os filhos em tempos de modernidade digital.

3. Respeite o limite de idade das redes sociais

Saiba que a maioria das redes sociais (Facebook, Instagram, Google Plus e Youtube, por exemplo) impõe uma idade mínima para que a pessoa crie um perfil. Explique para seu filho que, para ter uma conta, é necessário completar 13 anos de idade.

4. "Na internet, não fale com estranhos"

A mesma regra que determina como educar os filhos no mundo offline vale para o online. O perigo de falar com estranhos é iminente em qualquer lugar. Na internet, isso aumenta de maneira exponencial.

Explique a seus filhos que existem pessoas que comentem crimes na rede e que muitos desses envolvem crianças. Por isso, a regra de jamais falar com desconhecidos deve ser seguida.

5. "Filho, não passe informações pessoais"

Na escola, na rua, no clube, na igreja ou nas redes sociais, passar informações pessoais é sempre algo que põe toda a família em risco. Peça para que seu filho mantenha sigilo do lugar para onde vão e quantos dias pretendem ficar fora de casa durante as férias, por exemplo. Os horários e a rotina dos membros da família também não devem ser divulgados na rede.

6. Estabeleça uma relação de confiança

Criar um vínculo forte de confiança é a principal regra de como educar os filhos. Isso garante a segurança deles onde quer que estejam.

Demonstre interesse pelas dúvidas deles e, na medida em que elas forem surgindo, esclareça-as com honestidade. Caso contrário, muitos podem procurar a internet ou mesmo os amigos, que nem sempre são a melhor fonte para um bom conselho.

Gostou das dicas de educação infantil? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar por dentro de todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
educação infantil
diálogo
limites
século 21

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ